Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/08/2015 às 19:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:47
Sessões de acupuntura, cursos de qualificação profissional e horta serão inaugurados nesta sexta (7)
Os moradores do Varjão poderão contar, a partir desta sexta-feira (7), com serviços especializados em saúde preventiva, nutrição e qualificação para o trabalho por meio de cursos técnicos. A administração regional, em parceria com outros órgãos do governo e com a iniciativa privada, vai inaugurar, às 10 horas, o Ambulatório Popular de Acupuntura e Práticas de Saúde; às 16h30, uma horta no Centro Comunitário Zilda Arns; e, às 17 horas, a Casa da Cidadania.
No ambulatório, instalado na Casa de Cultura, serão oferecidas sessões gratuitas de acupuntura às quartas-feiras, das 8 às 12 horas. Alunos de pós-graduação dessa especialidade no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) farão o atendimento. Para marcar consulta, o interessado pode ligar para a administração regional (3468-1112).
“Nossa proposta é servir a comunidade, filosofia trabalhada pela medicina chinesa”, explica o coordenador do curso no UDF e um dos idealizadores do projeto, Homero Fernandes Bernardo. Segundo ele, todos estão convidados a participar das aulas de automassagem e chi kung — técnica que busca o equilíbrio por meio da respiração e do movimento. “Nossa ideia é fazer uma horta de ervas medicinais”, acrescenta.
Qualificação
Além de cuidar da saúde, os moradores terão à disposição cursos técnicos em administração e em serviços públicos, oferecidos pelo Instituto Federal de Brasília, na Casa da Cidadania — construída no Centro Esportivo do Varjão. Os alunos serão divididos em três turmas com 30 pessoas cada uma.
O lugar vai ser compartilhado com o Instituto Mãos de Arte, organização social que atende pessoas com deficiência física, cognitiva e intelectual. “Pelo menos 12% dos moradores do Varjão estão desempregados e precisam de ajuda para conseguir um lugar no mercado”, afirma o administrador regional, Marcos Woortmann.
Alimentação
De acordo com a filosofia de sustentabilidade incentivada pelo governo, a administração firmou parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) para a construção de uma horta comunitária na região. O lugar escolhido foi o Centro Comunitário Zilda Arns — creche que acolhe 200 crianças carentes de 6 a 14 anos em espaço conveniado com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
Tudo o que for produzido será utilizado na alimentação das crianças, que vão aprender a cultivar legumes e verduras. “Pretendemos doar uma parte do que for colhido para as famílias dos alunos”, disse a diretora, Nair Queiroz Pessoa.
O extensionista da Emater no Paranoá, Carlos Moraes, informou que as mudas foram doadas por produtores rurais do Varjão e arredores. Foram plantados alface, tomate, pimentão, couve e berinjela, além de temperos e ervas aromáticas.
Inaugurações no Varjão
7 de agosto (sexta-feira)
Às 10 horas
Ambulatório Popular de Acupuntura e Práticas de Saúde
Quadra 2, Área Especial (na Casa de Cultura)
Às 16h30
Horta no Centro Comunitário Zilda Arns
Quadra 1, Conjunto D, Lote 5
Às 17 horas
Casa da Cidadania
Estrada Parque Península Norte, Trecho 1, km 2 (no Centro Esportivo)
Mais informações: (61) 3468-1112
Veja a galeria de fotos: