13/08/2015 às 01:18

Hospital Regional de Sobradinho receberá doações de próteses mamárias

Adquirido com dinheiro arrecadado na venda de convites para desfile beneficente, material vai atender mulheres vítimas de câncer que aguardam por cirurgia de reconstituição

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Hospital Regional de Sobradinho vai ganhar 62 próteses mamárias para atender vítimas de câncer que aguardam por uma cirurgia de reconstituição da mama. O material será doado por meio de uma parceria do Instituto de Cultura Brasileira com uma marca de roupas que promoveu, nesta quarta-feira (12), um desfile de moda no Clube Naval de Brasília. O dinheiro arrecadado com a venda dos convites será revertido na compra das próteses.

De acordo com a presidente do instituto, Carmen Minuzzi, a unidade hospitalar foi escolhida por estar em uma região carente e ter um grande número de pacientes (84) à espera do procedimento.

Desde a sanção da Lei Federal nº 12.802, de 2013, pela presidente Dilma Rousseff, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser obrigado a fazer a mastectomia — retirada da mama — seguida do implante. O diretor-técnico do hospital, Manoel Luiz Neto, explica que muitas vezes, porém, não é possível realizar os dois procedimentos de uma só vez, já que algumas pacientes apresentam demandas ou complicações, como a necessidade de expandir a pele para a segunda intervenção.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, foi uma das patronesses do evento. “Estamos potencializando as iniciativas que já acontecem; é um esforço que fazemos agregando uma cultura de solidariedade da capital.”

Novos casos no Brasil
O câncer de mama é uma das doenças que mais atingem as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou para o biênio 2014—2015 aproximadamente 57.120 novos casos no Brasil. De acordo com a instituição, o risco é de 56 a cada 100 mil mulheres. Em Brasília, além do Hospital Regional de Sobradinho, os Hospitais de Base e os Regionais da Asa Norte (Hran) e de Santa Maria oferecem os dois procedimentos cirúrgicos.

Veja a galeria de fotos: