25/08/2015 às 23:43, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Abertura simplificada de empresas é tema de reunião

Representantes dos governos federal e local e do Ministério Público do DF discutiram formas de reduzir a burocracia para quem pretende investir no próprio negócio

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A simplificação de procedimentos na abertura de empresas foi tema de uma reunião, na tarde desta terça-feira (25), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Participaram o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o procurador-geral do MPDFT, Leonardo Bessa, e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos.

No encontro, o chefe do Executivo local ressaltou a união de esforços para reduzir a burocracia que tanto atrapalha a abertura de novos empreendimentos na capital do País. “Esse é um grande desafio, pois simplificar esse processo significa movimentar a economia da cidade.”

A elaboração de um projeto de lei a fim de desburocratizar a emissão de documentos públicos também foi discutida. Segundo Leonardo Bessa, o Ministério Público dará sugestões a respeito da legalidade dos termos que norteiam a proposição a ser encaminhada à Câmara Legislativa, ainda sem data definida. “Concordamos que a burocracia é péssima para o desenvolvimento”, disse.

O ministro Afif Domingos simulou a abertura de uma empresa on-line, com o envio de todas as informações essenciais por meio de um formulário eletrônico a ser incluído no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O sistema está em desenvolvimento e evitará que o empresário tenha de apresentar o mesmo documento em vários órgãos. “É uma forma inovadora de desburocratizar”, destacou o representante do governo federal.

Também estiveram na reunião a procuradora-geral do DF, Paola Aires Corrêa Lima, e o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes.

Veja a galeria de fotos: