26/08/2015 às 18:50, atualizado em 01/07/2016 às 18:33

Pedestres e ciclistas são alvo de campanha contra a mistura de álcool e trânsito

Ação faz parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida e baseia-se em estatísticas do Instituto Médico Legal

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Está no ar uma nova campanha publicitária de conscientização do governo sobre a mistura nociva de álcool e trânsito. Desta vez, o público-alvo vai além dos motoristas de costume e foca nos ciclistas e pedestres. A ação, que tem como tema Se Beber, Fique Longe das Vias, começou a ser exibida em 16 de agosto nas emissoras de rádio, de TV, na internet e na mídia impressa como parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida.

Também serão promovidas ações educativas com palestras em escolas públicas e particulares e em empresas interessadas. As operações de fiscalização continuarão ocorrendo para garantir que motoristas não dirijam depois de ingerir álcool ou substâncias psicoativas.

A ideia, segundo a diretora de Educação de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Glaucia Simões, é que atitudes como atravessar a rua embriagado ou mesmo se aproximar de vias movimentadas sob o efeito de álcool passem a ser evitadas. Nesses casos, deve-se sempre estar acompanhado por alguém que não tenha bebido. “As pessoas que ingerem bebida alcoólica ficam sonolentas, perdem o reflexo, e, geralmente, estão mais propensas a começar uma briga.”

Entre os ciclistas, o cuidado deve ser ainda maior. A bicicleta, conforme explica Glaucia, é um meio de transporte e, por isso, deve estar de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito. “Eles também precisam ter responsabilidade e evitar beber e pedalar.” Para ela, todas essas atitudes contribuem para a paz no trânsito.

Estatísticas
Como em outras ações do Viva Brasília, a nova campanha baseia-se em estatísticas coletadas pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Desta vez, os dados que instigaram a iniciativa do Detran são do Instituto Médico Legal (IML) e referem-se a acidentes fatais ou envolvendo vítimas que morreram até 30 dias após o acidente.

De janeiro a junho, foram registradas 180 mortes em acidentes de trânsito em vias urbanas e rodovias que cortam o Distrito Federal. Dessas vítimas, 40 haviam ingerido bebida alcoólica ou algum tipo de droga. Ainda em relação do número de mortos, 76 eram ciclistas ou pedestres, sendo que 16 dos que estavam a pé e 5 de bicicleta tinham bebido.

O número é preliminar, já que alguns resultados de exames para detectar o uso das substâncias podem demorar a sair. “É a primeira vez que conseguimos esses dados, nos permitindo realizar um trabalho inédito”, destaca o diretor do Detran, Jayme Amorim de Sousa. Este ano, pelo menos 9,2 mil pessoas foram autuadas por dirigir depois de beber. Dessas, 1,3 mil acabaram presas.

Motociclistas
A primeira campanha publicitária terá duração de um mês e será substituída por outra direcionada aos motociclistas. Até o fim do ano, novas peças serão lançadas para abordar problemas como a falta do cinto de segurança e o uso do celular ao volante. O investimento inicial é de cerca de R$ 1,5 milhão, que vem da arrecadação com multas de trânsito.

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