04/09/2015 às 21:59

Conselho de planejamento aprova reforma do Museu de Arte de Brasília

Prédio construído na década de 1960 será totalmente revitalizado. Governo também analisa ampliar área do lote

Por Da Agência Brasília, com informações das Secretarias de Cultura e de Gestão do Território e Habitação


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Fechado desde 2007, o Museu de Arte de Brasília, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, será reaberto ao público até dezembro de 2016, segundo a Secretaria de Cultura. O projeto de reforma foi aprovado nesta semana pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) por 22 votos favoráveis, nenhum contra e duas abstenções.

Segundo a decisão, caberá ao governador Rodrigo Rollemberg autorizar por decreto o início dos trabalhos, conforme o plano apresentado pela pasta de Cultura e os encaminhamentos do colegiado vinculado à Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A reforma consiste na revitalização total do prédio, mas os detalhes ainda estão sendo desenhados. O Conplan solicitou que o plano revise a distância entre os cobogós (estrutura feita com tijolos perfurados) e as paredes da construção e remova as cercas que dividem o interior do museu.

Com as adequações, a administração do local poderá preservar as obras de arte, promover exibições públicas e atividades culturais e dispor novamente do seu acervo, que atualmente está no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Outra proposição do conselho é a alteração do parcelamento urbanístico para ampliar o lote do prédio. A solicitação está em análise na Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

A obra custará cerca de R$ 2,8 milhões e será coordenada pela Casa Civil, em parceria com as Secretarias de Cultura e de Infraestrutura e Serviços Públicos. Os recursos virão da Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap). A reforma do Museu de Arte de Brasília foi anunciada em setembro de 2013, e a área chegou a ser preparada para a obra. O trabalho, entretanto, foi interrompido em dezembro do mesmo ano.

As mudanças farão com que o espaço atenda a normas estabelecidas pelo Conselho Internacional de Museus, que exige, por exemplo, acessibilidade e instalações adequadas para preservação do acervo. O projeto também inclui refrigeração, instalações de novos banheiros, reservatório de água, novas saídas de emergências, espaço gourmet, elevadores e auditório.

Histórico
Construído em 1960 pelas Forças Armadas, o edifício que ocupa área de 4,8 mil metros quadrados foi reconhecido como Museu de Arte de Brasília em 1985, por iniciativa da antiga Secretaria de Educação e Cultura. Em 1992, uma vistoria da Terracap apontou que o local não apresentava condições para exercer atividades museológicas. Em 2007, foi fechado por determinação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

O acervo é formado por obras de arte moderna e contemporânea de 1950 a 2001, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.

Veja a galeria de fotos: