11/09/2015 às 20:03

Acordo assegura alimentação na rede pública de saúde

Funcionários da Sanoli ameaçaram paralisação, mas o serviço foi mantido após a empresa se comprometer a pagar, na quarta-feira (16), os salários de agosto. Governo fará repasse da verba no início da próxima semana

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Acordo firmado nesta sexta-feira (11) entre a Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação Ltda. e os funcionários da empresa assegurou a continuidade na prestação do serviço de alimentação de pacientes, acompanhantes e funcionários da rede pública de saúde.

Na manhã de hoje, cerca de 20 funcionários da Sanoli ameaçaram paralisar as atividades no Hospital de Base do Distrito Federal. A categoria alegou que os salários referentes a agosto estão atrasados, fato confirmado por representantes da empresa. Apesar da ameaça, não houve interrupção do serviço, e o almoço foi servido normalmente. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, existe um débito de R$ 12 milhões, referente ao mês passado, e o pagamento será efetuado a partir de segunda-feira (14), com recursos do Fundo de Saúde do DF. Em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas, a Sanoli se comprometeu a pagar os salários dos funcionários até quarta-feira (16).

Com cerca de 1,7 mil trabalhadores, a empresa atende 15 hospitais da rede pública de saúde e cinco unidades de pronto-atendimento (UPAs).