14/09/2015 às 16:44

Avançam discussões para reformar espaços culturais de Brasília

Estudos para recuperar centros de cultura foram tema de reunião entre o governador Rollemberg, o ministro Juca Ferreira e o secretário Guilherme Reis

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, se reuniu nesta segunda-feira (14) com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para avaliar os projetos de reforma e revitalização de espaços culturais do Distrito Federal. No encontro, no Ministério da Cultura, eles debateram alternativas para a execução das obras de restauração do Museu de Arte de Brasília (MAB), às margens do Lago Paranoá; do Centro de Dança do Distrito Federal, no Anexo I da Secretaria de Cultura; e do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.

Na reunião foi discutido ainda o andamento dos estudos para a reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro e a criação de um grupo de trabalho intergovernamental para a gestão do Complexo Cultural da República, perto da Rodoviária do Plano Piloto. Na pauta também estava a viabilidade da construção do Museu Afro-Brasileiro e a abertura de um concurso internacional de arquitetura para escolher o autor da melhor proposta.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o debate é um passo importante para a melhoria da cultura do Distrito Federal: “É um avanço nas discussões para a recuperação dos espaços culturais, e o governo federal compreende que eles são um patrimônio do País”.

Participaram da reunião o secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Brant; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan), Jurema Machado; o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Carlos Roberto Brandão; e a presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu.

Veja a galeria de fotos: