23/11/2015 às 12:06, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Moradores do Sol Nascente recebem capacitação profissional gratuita

Projeto da Codhab tem apoio do Sebrae e do Senai e terá um total de 400 vagas

Por Da Agência Brasília

Nesta terça-feira (24), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) promove o primeiro curso de capacitação profissional gratuita para moradores do Sol Nascente, em Ceilândia. O projeto é coordenado pela Assessoria de Mobilização Social da companhia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa foi idealizada para incentivar a geração de emprego e renda na região, uma das mais carentes de Brasília. A ideia é formar alunos para que atuem no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão da disciplina. O curso de operador de microcomputador, lecionado pelos profissionais do Sebrae, será o primeiro. A carga horária é de 200 horas/aula, e os participantes receberão, ao fim do treinamento, certificado emitido pelo Senai.

As aulas serão ministradas em uma estrutura do Senai, montada próximo à Feira do Produtor, onde haverá 18 computadores disponíveis para os alunos. As pré-inscrições foram realizadas no período de 3 a 6 de novembro e não é possível se inscrever na hora.

A Codhab oferecerá 400 vagas para cursos de capacitação profissional no Sol Nascente. As aulas contemplarão as formações de mecânico de manutenção em automóveis, aplicador de revestimento cerâmico, instalador hidráulico predial, pedreiro de alvenaria e eletricista de instalação predial. Entre as capacitações também estão as de auxiliar administrativo, mestre de obras, montagem e configuração de microcomputador e padeiro.

O cronograma de todos os cursos ainda não está definido, e o objetivo da Codhab é levar essas capacitações a outras regiões de Brasília no próximo ano.

Leia também:

Projeto social leva serviços gratuitos a população de baixa renda no Paranoá