20/12/2015 às 12:43, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Áreas verdes do Plano Piloto recebem mutirão de limpeza

Além do aspecto estético, ação visa eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Até quinta-feira (24), uma operação encabeçada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) limpará áreas verdes do Plano Piloto. Em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a administração regional, o mutirão de fim de ano tem o objetivo de recolher restos de podas de árvores e de gramas e de canteiros aparados. Além de melhorar a aparência da área central de Brasília, a intenção é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

A ação começou na quarta-feira (16) pelas Quadras 700 das Avenidas W3 Norte e Sul e mobiliza cem pessoas e 40 caminhões. Enquanto a Novacap limpa ruas e quadras, o SLU recolhe resíduos em áreas públicas. Paralelamente, as equipes atuam nas Quadras 100, 200, 300 e 400 das Asas Norte e Sul. As atividades ocorreram também durante o sábado (19).

Trânsito
O diretor-administrativo da Novacap, Júlio Menegotto, destaca que o lixo verde produzido no trabalho cotidiano da companhia é retirado normalmente durante o serviço. “Nesta ação, o que recolhemos é também aquilo surgido naturalmente com a queda de folhas e de galhos e o descartado em local indevido pela comunidade”, ressalta. Segundo ele, não será necessário fechar vias, mas apenas fazer interdições parciais e temporárias nos trechos onde ocorrerem as ações.

A força-tarefa neste fim de ano atende a uma determinação do governador Rodrigo Rollemberg, diz o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, que articulou a parceria com os outros órgãos do governo. “Notamos um grande acúmulo de folhas e de galhos após as chuvas mais fortes iniciadas em outubro”, justifica. Segundo Pacco, ao focar também na eliminação de locais propícios à proliferação do Aedes aegypti, o mutirão reforça as ações do governo para combater o mosquito.

Outras regiões
No Gama e no Varjão, a Novacap promove operações parecidas, simultaneamente. Desde o início deste mês, Candangolândia, São Sebastião, Sobradinho e Sobradinho II foram contempladas. A partir do dia 28, será a vez de Planaltina.

Diariamente, equipes da companhia podam árvores em todo o Distrito Federal e trabalham nos canteiros. São mais de 200 funcionários envolvidos. Além disso, a empresa pública faz, de forma permanente, roçagem de grama no Plano Piloto e em todas as outras regiões administrativas de Brasília.

Leia também:

Um problema chamado Aedes aegypti

Ações para enfrentar o mosquito da dengue no DF priorizam mobilização social

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157660218848693″ title=”Áreas verdes do Plano Piloto recebem mutirão de limpeza”>https://farm6.staticflickr.com/5645/23834681045_56b9dd81b3_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Áreas verdes do Plano Piloto recebem mutirão de limpeza”>