23/12/2015 às 18:21, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Câmara Legislativa aprova projeto de lei que prorroga isenções fiscais até 2019

Benefício para alguns grupos se encerraria em 31 de dezembro. Texto passou pelo crivo dos distritais em sessão extraordinária nesta quarta-feira (23)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A Câmara Legislativa aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei nº 826, de 2015, de autoria do Executivo, que prorroga isenções fiscais para pessoas com deficiência e taxistas, imóveis de templos religiosos e da Universidade de Brasília e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), entre outros beneficiários. O prazo para estar liberado de pagar os tributos se encerraria em 31 de dezembro.

Pela proposta, esses grupos ficam isentos até 2019 de: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa de Limpeza Pública (TLP) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD)

IPVA
Ainda segundo o projeto, para aqueles que optarem por ficar isentos do IPVA no primeiro ano, a cobrança permanece como atualmente, ou seja, com a alíquota vigente — 3,5% — mais 0,5% nos três anos seguintes ao da compra do veículo. “Hoje foi votado um pacote de benefícios, não se trata em nenhum momento de aumento de impostos”, resumiu o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Igor Tokarski. O texto segue agora para sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

LDO
A proposição passou com sete emendas das 21 apresentadas pelos parlamentares. Para que a matéria tivesse valia, antes os deputados precisaram aprovar o Projeto de Lei n° 829, de 2015, que inclui a previsão das isenções na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).