28/12/2015 às 12:52, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Caesb aumenta vida útil de frota antiga de caminhões

Empresa pública consertou nove equipamentos quebrados desde o início do trabalho, em julho

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com frota própria estimada em 25 veículos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) alterou neste ano os procedimentos de manutenção, o que reduziu bastante o tempo gasto com o serviço de recuperação das máquinas. Desde julho, caminhões e empilhadeiras degradados têm sido restaurados por funcionários da empresa pública e por terceirizados em até uma semana, trabalho que antes podia levar meses para ser concluído.

O titular da Gerência de Transportes da Caesb, Cristiano Carvalho, explica que um só caminhão contém aproximadamente 12 itens e que, caso acontecesse algum problema com qualquer um desses elementos, o procedimento era: desmontar, identificar a causa e abrir licitação para o conserto. “Cada máquina ficava em média três meses parada”, afirma.

“Após a mudança, em alguns casos, o caminhão quebrado entra na oficina de manhã e, à tarde, já é liberado”, ressalta Carvalho. O gerente atribui a rapidez à mudança no processo de contratação de serviços mecânicos, que ocorreu em abril, para fazer reparos das máquinas.

Processo
Para construir a proposta, a equipe técnica baseou-se na análise do modelo de manutenção em vigor, que consistia na contratação direta de prestadoras de serviços para demandas específicas por meio de licitações e processos burocráticos. Foi adotado um modelo de gerenciamento por meio de uma rede credenciada de lojas e oficinas, acessada por sistema informatizado.

Além dos pequenos consertos, foram restaurados completamente quatro caminhões hidrojatos, um caminhão munk — com guindaste articulado —, um caminhão-caçamba, um caminhão-fossa e duas empilhadeiras. Os serviços mecânicos são feitos por funcionários da empresa e a lanternagem, por terceirizados.

Economia
O gasto com a recuperação foi de aproximadamente R$ 250 mil, o que, em longo prazo, representa economia para os cofres públicos. “O aluguel de um hidrojato, por exemplo, custa cerca de R$ 8 mil por mês. Se o caminhão restaurado estiver bom por mais dois anos, já valeu muito a pena”, avalia o gerente de Transportes da Caesb.

A frota total é composta ainda por dez equipamentos muito antigos, que serão locados ou postos à venda em leilão para aquisição de novos. Os outros dividem-se entre os que estão em ótimo estado ou que ainda passarão por pequenos consertos.

Veja a galeria de fotos:

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