05/06/2012 às 21:53

GDF lança cinco concursos nacionais para arquitetos

 Os vencedores irão projetar e construir parques ecológicos em Sobradinho, Paranoá e Gama, além de reformar o Centro de Exposição Agropecuário em Planaltina e o edifício-sede da Sedhab

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston

 O Governo do Distrito Federal lançou nesta terça-feira (5) o edital para cinco concursos nacionais de arquitetura e paisagismo que iráo projetar e construir parques ecológicos em Sobradinho, Paranoá e Gama, além de reformar o Centro de Exposição Agropecuário em Planaltina e o edifício-sede da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab). O concurso público Brasília: Território e Paisagem é promovido pela Sedhab e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB/DF).

As inscrições começam amanhã (6) e os prazos de encerramento variam de acordo com o concurso escolhido. Ele será realizado em uma etapa, de estudos preliminares, na qual serão classificados os concorrentes em 1º, 2º e 3º lugares, nos termos do edital e sem hipótese de empate nas classificações.   “Temos a possibilidade de receber projetos de vários escritórios do Brasil. Uma equipe de alto nível vai avaliar esses projetos a partir de um termo de referência que foi produzido pela secretaria em parceria com o IAB”, disse o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Rafael de Oliveira.

Os parques – As áreas onde serão construídos os parques já estão definidas. A ideia é criar espaços de recreação e lazer, de encontro, esporte, educação e cultura, além da sede administrativa, mantendo a proposta de área de preservação. 

Processo seletivo – As equipes técnicas classificadas em 1º lugar de cada objeto/tema formalizarão contrato com a Sedhab para a elaboração do projeto executivo e projetos complementares. E o IAB/DF, contratado para organizar a seleção pública, prestará apoio técnico. Serão constituídas cinco comissões julgadoras distintas. Cada comissão terá cinco membros titulares, arquitetos, dos quais três indicados pelo IAB-DF e dois pela Sedhab, sendo que a secretaria deverá indicar para uma de suas vagas um arquiteto da região administrativa (RA) do projeto apresentado.