22/02/2016 às 21:42

Ações contra o Aedes aegypti continuam durante a semana

Haverá fumacê em 19 regiões administrativas, equipes da força-tarefa farão vistorias em residências, e Novacap vai contribuir com caminhões para recolher entulho

Por Ádamo Araujo e Jade Abreu, da Agência Brasília

As ações contra o Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya — continuam nesta semana no Distrito Federal. Entre elas, estão fumacês e equipes da força-tarefa. O objetivo do governo é que as atividades para reduzir a proliferação do inseto sejam contínuas.

Nesta semana, haverá 120 agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental — da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde — no Paranoá e cem bombeiros em Planaltina para verificar possíveis focos em residências.

O governo federal também vai participar com 50 militares da Marinha do Brasil em São Sebastião e com 40 da Força Aérea Brasileira no Itapoã. Eles vão observar áreas que acumulam água e podem ser recipientes para larvas do inseto.

Além das vistorias, a Diretoria de Vigilância à Saúde atuará com fumacês em 19 regiões. Nesta segunda-feira (22), a rota do carro com o produto químico incluía Ceilândia, Guará II, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Planaltina, Santa Maria, São Sebastião e Varjão.

No restante da semana, o fumacê passará na Asa Norte, na Asa Sul, em Brazlândia, na Estrutural, no Gama, no Jardim Botânico, no Itapoã, em Samambaia e em Sobradinho. A atividade se estenderá a Santo Antônio do Descoberto, no Entorno. O veículo circula das 5 às 9 horas ou das 18 às 22 horas. Segunda a diretoria, a agenda pode ser alterada de acordo com chuvas ou ventos fortes.

Entulho
No sábado (27), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai encaminhar até 140 caminhões para Águas Claras, Planaltina e Taguatinga. Os veículos recolherão o lixo verde — derivado de podas de árvore e de restos de grama — e entulho. “Orientamos a comunidade que procure as administrações regionais para saber quais serão os locais de descarte”, informa o diretor-administrativo da companhia, Júlio Menegotto.

Segundo a Novacap, nos dois sábados anteriores, 402 pessoas trabalharam no recolhimento de lixo em Brazlândia, em Ceilândia e em São Sebastião e retiraram 9,8 toneladas de entulho. Menegotto acrescenta que as administrações podem solicitar o mutirão diretamente à Novacap. Têm prioridade regiões com maior número de incidência das doenças e com grande quantidade de lixo.

Mobilização nacional
De 15 a 18 de fevereiro, o governo federal organizou a terceira fase da ação nacional de combate à dengue. Segundo o Ministério da Defesa, 2.528 militares fizeram vistorias em 38.012 residências do Distrito Federal e do Entorno (Cristalina, Formosa, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás).

Na operação, foram detectados 1.969 imóveis com focos e aplicado larvicida em 1.763 residências. Os militares encontraram ainda 8.939 imóveis fechados e, em 527 casas, os moradores recusaram os trabalhos de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Leia também:

Reforço de limpeza para receber os alunos no dia 29

Feirantes receberão orientações sobre segurança alimentar

Chegam novos inseticidas para enfrentar o Aedes aegypti