02/03/2016 às 14:56

Humberto Fonseca é o novo secretário de Saúde

Anúncio foi feito pelo governador na manhã desta quarta-feira (2). Cargo era ocupado por Fábio Gondim desde julho de 2015

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante apresentação do novo secretário de Saúde, Humberto Fonseca
O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante apresentação do novo secretário de Saúde, Humberto Fonseca. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 2 de março de 2016, às 12h39

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, anunciou a mudança do comando da Secretaria de Saúde na manhã desta quarta-feira (2). Em entrevista coletiva no Palácio do Buriti, o chefe do Executivo apresentou o novo titular da pasta, o médico Humberto Fonseca.

Servidor da Saúde desde 2010, o novo secretário atua como médico nos Hospitais de Apoio de Brasília e de Base do Distrito Federal. É consultor legislativo do Senado desde 2002. “Humberto é prata da casa”, disse o governador, em referência à formação de Fonseca, primeiro gestor da história da secretaria graduado pela Escola Superior de Ciências da Saúde.

Fonseca substitui Fábio Gondim, que ocupa o cargo desde julho de 2015. “Tenho a tranquilidade de ter feito tudo o que estava ao meu alcance para melhorar a área”, afirmou Gondim, após o anúncio da mudança. Antes da coletiva, ele reuniu-se com subsecretários, superintendentes regionais e diretores de hospitais para informá-los da saída.

Objetivos
De acordo com o chefe do Executivo, o novo gestor terá a função de continuar o processo de reestruturação da área, com foco na intensificação da atenção primária à saúde.

Fonseca reconheceu que a pasta passa por problemas e que o órgão é de grande complexidade. “Nosso objetivo é melhorar a saúde e garantir a qualidade de vida da população, mesmo com limitações.” Ele reforçou que pretende tocar um modelo de gestão participativa, coletiva e em contato direto com os pacientes e com as necessidades deles. Ressaltou ainda o compromisso público com a transparência na administração.

Durante a entrevista coletiva, Rollemberg agradeceu a Fábio Gondim pelo trabalho desempenhado e à secretária-adjunta de Saúde, Eliene Ancelmo Berg, que continua no cargo. Também participou do anúncio o chefe da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio.

Gestores
O primeiro a assumir a pasta no governo de Rodrigo Rollemberg foi o médico João Batista de Sousa, que pediu exoneração do cargo em 22 de julho de 2015 e foi substituído pelo consultor do Senado Federal Fábio Gondim.

Perfil do novo secretário de Saúde

Humberto Lucena Pereira da Fonseca
Nascido em Santos (SP), o médico formado pela Escola Superior de Ciências da Saúde em 2010 tem 39 anos e está em Brasília desde 2000. Especialista em medicina de família e comunidade e em medicina paliativa e clínica médica, também é bacharel em direito e mestre em direito comercial. Atuou como procurador no Banco Central de 2000 a 2002. Entrou como consultor legislativo do Senado Federal em 2002 e, de 2011 a 2012, trabalhou na Secretaria de Assistência Médica e Social da casa. Em 2014 e 2015, assumiu o cargo de diretor-geral adjunto de Contratações do Senado. Na Secretaria de Saúde, passou pelos Hospitais Regional de Sobradinho, de Apoio de Brasília e de Base — atualmente, é médico residente em medicina paliativa dessas duas últimas unidades.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663027870723″ title=”Humberto Fonseca é o novo secretário de Saúde”>https://farm2.staticflickr.com/1505/24813274594_92dfbb611e_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Humberto Fonseca é o novo secretário de Saúde”>