Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/03/2016 às 18:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:47
Ação ocorre das 10 às 18 horas de terça-feira (15) para reforçar o respeito à legislação no Dia Mundial do Consumidor
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) fará atendimento à população na W3 Norte nesta terça-feira (15) para comemorar o Dia Mundial do Consumidor. Das 10 às 18 horas, uma unidade móvel ficará estacionada na Quadra 5 do Setor Comercial Norte, em frente à entrada principal do Brasília Shopping. No interior do centro comercial será montado um estande para receber a comunidade.
O cidadão contará com oito servidores, entre técnicos e fiscais, disponíveis para esclarecimento de dúvidas, orientação sobre relações de consumo, consulta e registro de reclamações. Fiscais da autarquia também percorrerão o shopping para orientar visitantes e comerciantes sobre normas e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
No estande, a atividade será aberta às 10 horas com a palestra Fornecedor Consciente, Consumidor Satisfeito, para orientar comerciantes e compradores a adotar a legislação nas relações comerciais.
Parceria
“São ações que realizamos cotidianamente em nossos núcleos regionais e pelo telefone 151″, informa o diretor de Fiscalização do Procon, Maurício Bomfim. A programação é fruto de uma parceria com o shopping. “Além de tirar as dúvidas no local, o cidadão pode registrar reclamação tanto na unidade móvel quanto na área interna do shopping.”
Quem for relatar uma ocorrência precisa apresentar documento com foto, comprovante de residência e da relação de consumo — nota ou cupom fiscal. Durante o ano passado, o Procon registrou cerca de 89 mil reclamações. Nos três primeiros meses deste ano, o número totaliza 27 mil.
História
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criado em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy para proteger os interesses dos consumidores norte-americanos. Em 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o 15 de março como Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas que legitimaram a data e proporcionaram reconhecimento internacional.
“As atividades são emblemáticas, mas queremos que clientes e lojistas estejam atentos aos direitos e aos deveres de ambas as partes nos outros 364 dias do ano”, defende a gerente de marketing do shopping, Maíra Garcia.
Dia Mundial do Consumidor
Em 15 de março (terça-feira)
Das 10 às 18 horas
No SCN, Quadra 5
Unidade móvel do Procon-DF na entrada principal do Brasília Shopping e estande no interior do centro comercial
Palestra às 10 horas no estande