Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/04/2016 às 13:27
Unidade é uma das três que começaram a funcionar neste ano no DF e tem capacidade para atender 136 crianças de até 5 anos
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou na manhã desta quinta-feira (7) o Centro de Educação da Primeira Infância Araraúna, em Santa Maria, na QR 103, Lote A. Ele é um dos três que começaram a funcionar neste ano no Distrito Federal e pode atender até 136 crianças de até 5 anos, em turno de dez horas, com cinco refeições diárias. Os outros dois são a Jacarandá, na Asa Sul, e a Gavião, no Lago Norte. Estes também têm capacidade para acolher a mesma quantidade. Até 2015, eram 112 por unidade.
O chefe do Executivo destacou que em Santa Maria todas as crianças de 4 e 5 anos estão matriculadas na educação infantil e que, para o segundo semestre, há a previsão de entrega de mais seis unidades em todo o Distrito Federal. “Estamos trabalhando na possibilidade de fazer convênios com instituições privadas para garantir que todas as crianças de 4 e 5 anos inscritas, que não tiveram oportunidade de acesso à educação infantil, possam tê-la até o final do ano”, ressaltou ainda Rollemberg.
Acompanharam o governador na visita o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o administrador regional de Santa Maria, Nery do Brasil, e a diretora pedagógica da unidade, Sandra Juliana da Silva.
Verba
Brasília tem 42 centros educacionais da primeira infância (acesse a lista) — unidades em que o prédio é da Secretaria de Educação, mas com gestão terceirizada, em parceria com entidades filantrópicas e sem fins lucrativos escolhidas por chamamento público. A construção recebe apoio do governo federal. Treze delas foram entregues em 2015.
As creches conveniadas somam 59. São organizações particulares filantrópicas e sem fins lucrativos, para as quais o governo local repassa verba para o atendimento de crianças de até 5 anos, de meio período a período integral.
Nos dois casos, o repasse mensal do Executivo para cada criança é de R$ 588 (para 4 e 5 anos) e de R$ 686 (para até 3 anos).
Além dessas, há o atendimento educacional em 245 unidades de ensino regulares da rede pública do DF, a grande maioria em regime parcial. Destas, 236 são para pré-escola e nove para creche, das quais três, integrais.
Vagas
O ano letivo de 2016 começou com 1.344 vagas a mais nos centros educacionais da primeira infância. Cerca de 15 mil crianças são atendidas. De acordo com o Plano Distrital de Educação, a modalidade de ensino infantil na pré-escola (para crianças de 4 e 5 anos) tem de ser universalizada até este ano. Segundo a pasta de Educação, o déficit é de 2.439 vagas para crianças de 4 e 5 anos e de aproximadamente 20 mil para as de até 3 anos.
Leia também:
Atendimento em creches é ampliado em 2016
Veja a galeria de fotos:
https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157664588861133″ title=”Governador visita creche em Santa Maria”>https://farm2.staticflickr.com/1576/26289680025_dc865d237e_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governador visita creche em Santa Maria”>