22/04/2016 às 18:37, atualizado em 06/12/2016 às 13:09

Artesãos poderão expor na área externa do Palácio do Buriti

A Secretaria-Adjunta do Turismo seleciona 25 artistas para a próxima edição do projeto Rota do Artesanato, que ocorrerá na sede do Executivo local em maio

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer

Artesãos de Brasília interessados em participar da Rota do Artesanato têm até 27 de abril para se inscrever na edição que ocorrerá de 11 a 13 de maio, na área externa do Palácio do Buriti. O edital com as regras da seleção está disponível no site da Secretaria-Adjunta do Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Para participar, é preciso ter a carteira nacional do artesão ou a do trabalhador manual dentro do prazo de validade e apresentar nota fiscal dos produtos. Além disso, o interessado deve ter condições de transportar diariamente o próprio mobiliário de exposição.

Serão levados em consideração na escolha dos 25 participantes a variedade de produtos (o artista deve ter pelo menos três tipos), a capacidade mensal de produção, a embalagem e a utilização de máquina de cartão para vender a mercadoria.

Os produtos deverão, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes a Brasília e ao Cerrado. A avaliação será feita por uma comissão formada por técnicos da secretaria. A relação dos selecionados será publicada no site www.turismo.df.gov.br em 29 de abril, e os escolhidos serão contatados por telefone.

Segundo dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, Brasília conta com 9 mil artesãos e trabalhadores manuais cadastrados — 82,8% são mulheres, 96,23% vendem para o consumidor final e 73,25% têm renda familiar de um a três salários mínimos. Para mais de 3 mil pessoas, o artesanato é a principal fonte de renda mensal.

Desde 2015, a Unidade de Gestão do Artesanato, ligada ao Turismo, selecionou artesãos para mais de 20 eventos por meio do programa Rota do Artesanato — em parceria com empresas privadas, sem custo para o governo. Criado em 2010, o projeto — que teve a primeira edição de 2016 em fevereiro — visa a fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesanato e da produção associada ao turismo. Outro objetivo é criar mais oportunidades para os artesãos, fortalecer o setor e proporcionar renda.

Carteira do artesão
Para fazer a carteira do artesão, o artista deve comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato, na sede da Secretaria-Adjunta de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário para atendimento é agendado pelo telefone 3214-2810, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. É preciso levar uma foto 3×4, além da carteira de identidade, do cadastro de pessoa física e de um comprovante de residência do Distrito Federal (são exigidas a original e cópia de todos os documentos). O interessado tem de apresentar um produto pronto e um iniciado, que deverá ser finalizado na presença do funcionário da unidade.

Rota do Artesanato
11, 12 e 13 de maio de 2016 (quarta, quinta e sexta-feira)
Das 8 às 17 horas
Na área externa do Palácio do Buriti, em frente ao anexo

Inscrições
Até 27 de abril (quarta-feira)
25 vagas
Para se inscrever, acesse o formulário e envie as fotos dos produtos que serão comercializados para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br

Divulgação da lista de selecionados
29 de abril (sexta-feira)
No site www.turismo.df.gov.br

Reunião com os selecionados
5 de maio (quinta-feira)
Às 15 horas
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

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