18/06/2012 às 19:11

PPP construirá Parque Tecnológico

Governador Agnelo Queiroz assinou hoje a autorização de consulta e audiência pública para implantação do parque. Previsão é de que o edital da parceria público-privada saia em julho

Por Secretaria de Comunicação


. Foto: Roberto Barroso

Após mais de 10 anos, o projeto de implantação do Parque Tecnológico Capital Digital no Distrito Federal começa a se materializar. Nesta segunda-feira (18), o governador Agnelo Queiroz autorizou a realização de consulta e audiência públicas para reunir contribuições sobre o projeto, elaborado pela Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) e pela Universidade de Brasília (UnB).

O planejamento estratégico do parque foi listado entre as prioridades do governo ainda no início de 2011. “Encontramos o Governo do Distrito Federal em um verdadeiro caos, mas não perdemos o foco. O projeto do Parque Tecnológico é o carro-chefe de um novo desenvolvimento para o DF, voltado para o crescimento tecnológico, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida”, destacou Agnelo Queiroz.

O parque será concebido por meio de parceria público-privada e constituição de Sociedade de Propósito Específico. Na prática, o governo entrará com o terreno e parte dos recursos, e um investidor do setor privado, escolhido por edital público, será responsável pela construção, manutenção e gestão das infraestruturas física e tecnológica do parque. Um dos critérios de escolha do parceiro será a contrapartida fornecida à Terracap, que terá mínimo de 20% e máximo de 47,07% do faturamento.

Internet – O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica estará disponível para consulta no site da Terracap (http://www.terracap.df.gov.br) a partir desta semana. No dia 24 de julho será realizada a audiência pública para consolidar o texto final. No dia 26 de julho ocorrerá a publicação do edital de concorrência que vai selecionar o parceiro privado.

O governador ressaltou, ainda, os benefícios do Parque Tecnológico no contexto da realização de grandes eventos internacionais em Brasília, entre eles a Copa das Confederações, em 2013. Para Agnelo Queiroz, “o calendário internacional é uma oportunidade para exposição do potencial do Distrito Federal e atração de novos investimentos”.

Para o secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Brum, o significado do evento de hoje vai além da autorização de consulta e audiência públicas. “Este é o lançamento de um projeto estratégico que foi discutido sem consistência por mais de 10 anos e ganhou musculatura neste governo. Estamos assumindo um compromisso com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tecnologia”, afirmou.

Participaram do evento o vice-governador, Tadeu Filippelli; o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberg Barbosa; o secretário de Governo, Gustavo Ponce; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo; o presidente do Banco de Brasília, Jacques Pena; o diretor de Prospecção e Formação de Novos Empreendimentos da Terracap, José Humberto Matias; o deputado distrital Cristiano Araújo; e o professor do Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão (Latitude), Rafael Timóteo de Sousa – representando o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa; entre outras autoridades.

Números do projeto   do Parque Tecnológico Capital Digital

 

Empreendimentos (empresas instaladas)

Postos de trabalho

Valor do investimento da Terracap

Recursos privados (em até 10 anos)

1,2 mil

25 mil

R$ 1,08 bilhão

R$ 1,234 bilhão