22/06/2012 às 15:11

Conplan aprova segunda etapa do Noroeste

Com 15 votos favoráveis, órgão autorizou Terracap a dar continuidade à construção do primeiro bairro verde de Brasília, concebido há 25 anos por Lucio Costa

Por Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano

Reunido extraordinariamente nesta quinta-feira, dia 21 de junho, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou a segunda etapa do Setor de Habitações Coletivas Noroeste.

O pedido havia sido feito há algumas semanas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e, na reunião realizada no auditório da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), sob a presidência do secretário interino Rafael de Oliveira, o projeto de parcelamento da segunda etapa do Noroeste foi aprovado com 15 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.

Coube ao secretário interino de Governo, Gustavo Ponte de Leon, a relatoria do projeto no Conplan. Em seu voto, Gustavo destacou o parcelamento, que “segue a característica fundamental do Plano Piloto” e “é inovador quando integra concretamente a questão urbana e a questão ambiental”.

Localizado no final da Asa Norte, o Noroeste será construído em duas etapas. A primeira começou em 2009. Ao todo, o setor terá 15 mil unidades habitacionais, espalhadas por 220 prédios, com capacidade para abrigar cerca de 40 mil pessoas. O Noroeste é considerado o primeiro bairro verde de Brasília e foi concebido em 1987 pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa.