03/07/2012 às 12:12

Brasília é destaque em exposição no Chile

Secretaria de Turismo do DF organiza eventos culturais em Santiago buscando atrair turistas do país

Por Secretaria de Turismo

Brasília será a primeira cidade a se apresentar como sede da Copa do Mundo de 2014 por meio do projeto “Goal to Brasil”, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O evento tem sua primeira edição na cidade de Santiago, no Chile, e, para aproveitar a oportunidade, a capital brasileira planejou uma grande ação para conquistar admiradores além dos operadores e agentes de turismo.

Durante todo o mês de julho, Santiago viverá o que podemos chamar de “mês de Brasília”. Além da apresentação de Brasília no evento da Embratur, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) conseguiu o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Secretaria de Cultura e Terracap para levar exposições e mostras de cinema para atrair os visitantes chilenos. “Queremos aproveitar o momento de divulgação para potencializar ao máximo a promoção do destino Brasília. O Chile é um dos países que mais emite turistas de negócios para nossa cidade e queremos aumentar esse número também entre os turistas de lazer”, explica o secretário de Turismo, Luis Otávio Rocha Neves.

Maquete – A partir desta terça-feira (3), Santiago recebe a exposição “Brasília- Meio século da Capital do Brasil”, no Campus Lo Contador, da Universidade Católica do Chile. O trabalho da curadora Danielle Athayde ganhará reforço a partir da sexta-feira (6), quando uma maquete do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha completará a exposição. Com ela, os chilenos conhecerão detalhadamente aquele que será o grande palco dos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. 

A exposição “Brasília – Meio século da Capital do Brasil” foi idealizada para comemorar o cinquentenário da construção da cidade, em 2010. Diversos países, dentre eles Espanha, Portugal e Argentina, já tiveram a oportunidade de apreciá-la e conhecer um dos maiores monumentos arquitetônicos do século XX.

O trabalho reúne imagens de Brasília na época da construção até os dias atuais e mostra sua história, seu plano urbanístico e arquitetônico, seus protagonistas e sua evolução, desde o cerrado vazio no planalto central do Brasil, à cidade moderna que é Patrimônio Mundial da Humanidade. A exposição, que ficará no Chile até o dia 29 de julho, tem caráter didático e estético. Nela, são apresentados planos arquitetônicos, fotografias artísticas, textos explicativos, projeções de vídeo e uma enorme maquete da cidade.

A ação de promover Brasília ficará ainda mais completa com a mostra de cinema “Brasília Criação e Reinvenção”. Os filmes selecionados têm a mesma abordagem da história e evolução de Brasília, no contexto socioeconômico, cultural e paisagístico. A mostra ocorrerá aos sábados e domingos, das 15h às 19h, também na universidade chilena.

Também haverá a exibição do filme “Rock Brasília – Era de Ouro”, nesta quarta-feira (4), no Palácio de la Moneda, sede do governo chileno. O evento, aberto ao público, terá a participação do cineasta Vladmir Carvalho.