03/07/2012 às 20:49

Grupo discutirá segurança em unidades de internação

Governador Agnelo Queiroz fala em mudança radical no modelo de política de ressocialização de jovens

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias da Criança e de Segurança Pública, está empenhado em aperfeiçoar a segurança e a ressocialização de jovens nas unidades de internação do sistema socioeducativo do DF. Para alcançar esse objetivo, constituiu um grupo de trabalho (GT), formado por servidores das duas secretarias. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (3). O GT terá 60 dias para concluir o trabalho.

Em Ceilândia, onde inaugurou um centro de saúde na manhã de hoje, o governador Agnelo Queiroz advertiu que as atuais unidades não possuem as condições necessárias para a recuperação de jovens e falou sobre as iniciativas do governo para mudar esse quadro.

“Precisamos de uma mudança total, como estamos fazendo na Saúde e no transporte público, com a criação de pequenas unidades em cada cidade, onde os jovens possam estudar, ter uma ocupação e recuperar-se totalmente”, observou o governador Agnelo. “Fizeram um depósito de menores infratores, contrariando qualquer tipo de recuperação. Estamos tomando providências, construindo unidades, contratando mais gente”, completou.

Segundo a secretária da Criança, Rejane Pitanga, o trabalho de ressocialização ficou abandonado por cerca de 20 anos. “Precisamos fazer a mudança por dentro e por fora, para que os jovens não voltem ao sistema. A reincidência é muito grande”, afirmou Rejane Pitanga.

A secretária lembrou que o GDF está construindo unidades nas cidades de São Sebastião – as obras começaram nessa segunda-feira (2), e Brazlândia, com início previsto para esta quarta-feira (4), de acordo com a Novacap.

“Cada unidade comportará, no máximo, 90 internos. Dessa forma, poderemos oferecer melhores condições para a ressocialização e a educação que proporcionamos aos jovens”, disse. Também serão instaladas novas unidades em Santa Maria, Sobradinho e Gama.