04/07/2012 às 11:29

Pró-vítima inaugura posto no Paranoá

Espaço oferecerá atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica, sexual e no trânsito, entre outros crimes

Por Secretaria de Justiça

A Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência, da Secretaria de Justiça, inaugura nesta quinta-feira (5), às 15h, na 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, o primeiro posto do Pró-vítima fora do Núcleo de Atendimento, que funciona na 114 Sul, no Plano Piloto.

De acordo com a subsecretária Valéria de Velasco, o objetivo da parceria com a Polícia Civil é agilizar o atendimento, já no ato do registro da ocorrência. “Mas principalmente humanizar o atendimento às vítimas, que já chegam em situação constrangedora e de humilhação”, afirma.

O posto contará com funcionários da subsecretaria, especializados nesse tipo de demanda. “Quem está em uma situação dessas já está fragilizado e precisa se sentir amparado, cuidado, e nossa equipe está preparada para passar isso às vítimas”, explica Valéria.

No local, serão atendidas vítimas de ocorrência de tentativa de homicídio, roubo com restrição de liberdade (sequestro-relâmpago), cárcere privado, violência doméstica, sexual e no trânsito, entre outros delitos.

Além do posto, será inaugurada a Biblioteca do Rabicó, mais uma parceria entre a Subsecretaria Pró-vítima, 6ª DP e Rede Gasol. Essa será a quarta biblioteca no DF e segunda no Paranoá – a primeira recebeu o nome de Cuca. As outras duas, D. Benta e Visconde de Sabugosa, funcionam na 114 Sul.

Em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, todas as bibliotecas são batizadas com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.