06/07/2012 às 19:54

Embratur destaca Brasília em evento no Chile

À imprensa local, o secretário de turismo do DF, Luis Otávio Neves, detalhou tudo que está sendo feito na capital federal para receber as partidas da Copa do Mundo de 2014

Por Secretaria de Turismo


. Foto: Divulgação

Brasília foi a cidade escolhida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para ser destaque da promoção das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa em Santiago do Chile, ontem. A iniciativa faz parte do projeto “Goal to Brasil”. À imprensa local, o secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, detalhou tudo que está sendo feito na capital federal para receber o evento esportivo. “Seremos a única sede onde os torcedores do mundial poderão se locomover a pé para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e principais monumentos. A maneira como nossa cidade foi projetada permitirá uma forma diferente de se viver esse momento”, explicou.

Neves acredita que ser escolhida para abrir esse ciclo de divulgações das cidades-sede tem um importante significado para Brasília. “Somos uma cidade que está com todos os preparativos para a Copa do Mundo  bem adiantados, pois em 2013 já sediaremos a abertura da Copa das Confederações”, disse. “Não tenho dúvidas de que o turista que for a Brasília para esses eventos esportivos ficará encantado com a única cidade moderna que foi inserida pela Unesco como patrimônio da humanidade”.

Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, os laços econômicos, políticos e sociais que unem Brasil e Chile trazem uma grande importância para o evento. “Pretendemos que a Copa de 2014 seja não só a copa brasileira, mas também a da América do Sul. Este é o primeiro de 14 eventos, e fazê-lo aqui foi uma forma que encontramos de homenagear o povo chileno pela realização com êxito da Copa do Mundo há 50 anos”, disse Dino, que afirmou, ainda, acreditar no potencial que esta divulgação terá para incrementar o número de turistas chilenos no Brasil.

Goal to Brasil – O “Goal to Brasil” tem o objetivo de ampliar o conhecimento técnico dos operadores e agentes de viagens dos países prioritários da América do Sul, da América do Norte e da Europa sobre o Brasil. Ele irá apresentar à cadeia produtiva internacional a oferta turística brasileira e, em especial, a de cada uma das cidades-sede e seu entorno, motivando os profissionais de turismo a incrementar a comercialização de pacotes turísticos antes, durante e após o evento Copa do Mundo no Brasil. Nesta edição, em que Brasília foi o tema central do evento, a capital teve destaque ao longo do dia. Uma grande maquete do Estádio Nacional foi colocada no espaço do evento e despertou a curiosidade daqueles que já passaram pelo local.

Foi realizada uma apresentação especial da cidade, com as potencialidades e capacidade turística do destino. Para completar a programação, foram levadas duas atrações para o “Vivência Brasil”. A atração inicial foi a premiada chef de cozinha, Alice Mesquita, que apresentou ao público um cardápio típico da cozinha brasiliense e da região Centro-Oeste. Em seguida, houve uma apresentação musical do “Choro Livre”, grupo do Clube do Choro de Brasília. Além disso, esteve presente no evento, Jean-Edouard Courcier, gerente de hospitalidade da FIFA, acompanhado de Michael Boys, assessor de imprensa da FIFA no Chile. O gerente falou sobre hospitalidade, ingressos e acomodação durante a Copa do Mundo.