13/07/2012 às 20:09

PMDF deflagra Operação Cavalo de Aço

Ações desta sexta-feira (13) incluem Aisps Metropolitana, Sul e Oeste e envolve 100 policiais militares

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Mary Leal

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Departamento Operacional (DOP), inaugurou, nesta sexta-feira (13), a Operação Cavalo de Aço, que conta com 40 policiais militares em motocicletas, além do apoio de carros e helicóptero. A operação partiu do pátio do Comando Geral da PMDF e seguiu para áreas estratégicas com o objetivo de prevenir crimes.

A iniciativa da PMDF está alinhada ao Programa de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (GDF) Ação pela Vida – Integração e Cidadania, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). A atuação dos PMs ocorre, prioritariamente, em locais com grande incidência de roubos a pessoas e roubos com restrição de liberdade. A operação começou às 15h e segue noite adentro. A PMDF não divulgou os locais de cobertura nem os horários em que a ação ocorre por medida de segurança.

“É um plano de gestão de operação alinhado com o Ação Pela Vida, que otimiza os meios e faz com que a população sinta a presença da PM nas ruas”, explicou o comandante do Departamento Operacional (DOP), Alair Garcia Jr. “Com as motos, as vantagens táticas aumentam, já que é possível perseguir bandidos em áreas verdes, subir e descer meio-fios e obter êxito mesmo com o trânsito engarrafado, explicou.

A primeira Operação Cavalo de Aço, que será frequente a partir de agora com ações de duas a três vezes por semana, cobriu as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) Metropolitana, Sul e Oeste. Um contingente de cem policiais militares participa da ação, envolvendo o Grupo Tático de Motociclistas (GTAM), que faz parte da Patrulha Tática Móvel (PATAMO), e o Comando Tático Móvel (CTAM), das Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM).