Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/01/2022 às 17:10, atualizado em 10/01/2022 às 17:53
Principais categorias do automobilismo nacional retornam ao tradicional circuito, que será entregue pelo GDF após oito anos com as portas fechadas
O Autódromo de Brasília está de volta. Nesta segunda-feira (10), o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou o calendário de provas de uma das mais tradicionais pistas do automobilismo brasileiro. Fechado há oito anos, o circuito será reaberto, com provas das principais categorias do país, a partir de julho. E tem datas confirmadas até dezembro.
[Olho texto=”“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo”” assinatura=”Paco Britto, governador em exercício do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, o Turismo Nacional, a Sprint Race e a Copa Shell HB20 estão confirmadas em Brasília em 2022. A Stock Car, inclusive, terá sua última prova da temporada disputada na capital, com a Super Final BRB.
“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo. O papel deste governo é resgatar o DF dos nossos sonhos. Com a volta das corridas, vamos girar a economia e o turismo no DF”, destacou o governador em exercício do DF, Paco Britto, na cerimônia que divulgou o calendário de provas do autódromo.
Arena multiúso
O Banco de Brasília está em processo de assumir a gestão do autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), e tem como parceiro na reforma da pista o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Atualmente, o banco está tocando as licitações de massa asfáltica, defensa metálica e as demais etapas necessárias para o autódromo ter condições de receber provas.
[Olho texto=”“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”direita”]
“O DF tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1, o que mostra que esse solo é fértil. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
A intenção do BRB é transformar o local em uma arena multiúso e que a pista de 5,4 km do autódromo tenha mais do que carros de alta performance circulando. No novo formato do autódromo, o espaço terá vez para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Cine Drive-in.
“Não vamos mexer no traçado internacional, um traçado técnico elogiado por todos que viveram o autódromo. Mas teremos um circuito oval e uma chicane para poder receber provas internacionais”, acrescenta Paulo Henrique Costa, ao explicar que, num primeiro momento, a pista terá classificação de grade 3 e a intenção é buscar a grade 2 ainda este ano.
[Olho texto=”De acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), somente a Stock Car movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, gerando mais de 1.200 empregos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, hoje foi um dia histórico para Brasília. “Essa é uma excelente notícia para Brasília, um dia histórico, mais um grande resgate do governador Ibaneis Rocha. O automobilismo faz parte da nossa história, grandes pilotos nasceram aqui. Pelo olhar do turismo isso é fantástico, pois nós temos condições de trazer todas as provas do circuito para a nossa capital. Brasília está preparada”, afirma a secretária.
Segundo Vanessa Mendonça, o turismo esportivo é o maior arrecadador de recursos no turismo de eventos. De acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), somente a Stock Car movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, gerando mais de 1.200 empregos.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Renato Constantino, presidente da Federação do Automobilismo do DF (FADF), disse que 406 pilotos se filiaram e participaram de eventos estaduais, regionais e nacionais. “Brasília tem grandes pilotos e o governador Ibaneis Rocha e o vice-governador Paco Britto acreditaram no projeto da restauração do autódromo. Com isso, nós vamos fomentar o esporte, o turismo e a economia de uma forma grandiosa. E 2022 será o ano do automobilismo”, comemora Constantino.
Confira o calendário de provas do automobilismo em Brasília em 2022
2 e 3/7 – Turismo Nacional
3/7 – Stock Car (40º largada da história nessa pista)
1º e 2/10 – Porsche Cup – sprint
9/10 – Porsche Cup – endurance
6/11 – Copa Truck
6/11 – Sprint Race
20/11 – Stock Car Pro Series (Super Final BRB)
19 e 20/11 – Copa Shell HB20
19 e 20/11 – Turismo Nacional
*Com informações da Secretaria de Turismo