Equipe do GDF apresentou plano de ação, com o governo federal e COL, para o jogo de abertura do evento, em 15 de junho" /> Equipe do GDF apresentou plano de ação, com o governo federal e COL, para o jogo de abertura do evento, em 15 de junho">

13/03/2013 às 00:59

Copa das Confederações traz benefícios para áreas essenciais

Equipe do GDF apresentou plano de ação, com o governo federal e COL, para o jogo de abertura do evento, em 15 de junho

Por Secretaria de Comunicação Social

Os preparativos para a Copa das Confederações da FIFA 2013 foram tema de reunião que envolveu representantes do Governo do Distrito Federal, do Comitê Organizador Local (COL) da Copa e do governo federal, nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O governador Agnelo Queiroz abriu o evento, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.
 

Durante todo o dia, foram detalhados os planos estratégicos das áreas envolvidas nos preparativos para o megaevento, como transporte e mobilidade, telecomunicações, voluntariado, energia e comunicação. O encontro em Brasília foi o primeiro entre as cidades-sede da Copa das Confederações. A seguir, alguns pontos apresentados, por área:
 

Saúde – Imunização contra sarampo, rubéola e caxumba de 95% das equipes envolvidas em atendimento direto ao público, como profissionais de saúde, turismo, rede hoteleira e imprensa. O respeito às normas da vigilância sanitária e à qualidade dos serviços prestados, com inspeção em hotéis, bares e restaurantes, também estiveram na pauta.
 

Turismo – Reestruturação do camping, que vai ganhar nova área no Parque das Aves, em frente ao Jardim Zoológico de Brasília; instalação de dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) móveis, que se deslocarão para pontos de maior concentração de turistas durante os eventos, com atendimento em sete idiomas, e alternativa de hospedagem aos hotéis, com modalidade cama e café.
 

Transporte – Integração de diferentes modais, priorizando o deslocamento de pedestres e ciclistas; criação de rotas especiais de ônibus e elaboração de plano de divulgação de rotas de acesso ao Estádio Nacional para diferentes públicos (espectadores, não-espectadores, profissionais da organização), além do planejamento do deslocamento de delegações, das áreas de estacionamento público, das vias alternativas e bloqueadas, tarifas de ônibus, táxis.
 

Energia – Nova subestação, construída nos arredores do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para garantir não apenas a energia necessária para a realização dos eventos, como também fortalecer o fornecimento de energia de toda a região central da cidade.
 

Meio ambiente – Estrutura de coleta dos resíduos produzidos durante os eventos, com coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.
 

Cultura – Preparação e divulgação de eventos alternativos à FanFest, com opções de lazer pela cidade; shows culturais com artistas locais, e exibições públicas.
 

Segurança – Integração dos profissionais das áreas de Segurança Pública com o Ministério da Defesa, para deslocamento de autoridades, delegações e controle de multidões.
 

Voluntariado – Discussão sobre a distribuição dos voluntários durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, que ficarão em pontos turísticos do DF e locais de grande concentração de público, como o Aeroporto JK e o Parque da Cidade.
 

Abertura – Durante sua participação na reunião, o governador Agnelo Queiroz garantiu que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será inaugurado em 21 de abril, data do aniversário da cidade. “A imagem do jogo de abertura da Copa das Confederações na capital federal será a primeira impressão que o mundo terá do nosso país. Para isso, investimos em mobilidade urbana, hotéis, aeroporto e segurança pública, que ficarão como legado para a população. Encaramos esse evento como uma oportunidade de oferecer serviços de qualidade aos visitantes e de enfrentar problemas estruturais para o desenvolvimento local”, ressaltou Agnelo Queiroz.
 

Também participaram do encontro, o secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do grupo executivo da Copa do Mundo 2014, Luiz Fernandes; o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão; a secretária Extraordinária de Comunicação Social para a Copa, Samanta Sallum; o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro; e os secretários de Esporte, Júlio César Ribeiro, e de Turismo, Luis Otávio Neves.
 

Após Brasília, a reunião seguirá para o Rio de Janeiro (13), Fortaleza/CE (14), Recife/ PE (26), Salvador /BA (27) e Belo Horizonte/MG (2/4).