22/03/2013 às 22:30

Educação integral chega ao ensino fundamental de Planaltina

GDF entrega unidade que atende por 10 horas 286 crianças, entre 4 e 5 anos, e possui áreas de lazer, brinquedoteca, sanitários em todas as salas, além de um refeitório onde são servidas cinco refeições por dia

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A população de Planaltina recebeu um Centro de Ensino Infantil (CEI) que atende em tempo integral 286 crianças, entre 4 e 5 anos. A unidade possui 12 salas de aula, áreas de leitura, parque infantil, brinquedoteca, sanitários em todas as salas, além de um refeitório onde são servidas cinco refeições por dia. O investimento na estrutura foi de R$ 3 milhões.
 

A inauguração do CEI 01, localizado na Estância Nova Planaltina, foi hoje (22), realizada pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz. O objetivo é atender a demanda na educação infantil no Distrito Federal e aumentar o número de unidades que funcionam em tempo integral – de 7.30 as 17.30. “Essa modalidade de ensino será um marco para o DF. Não tem nada mais gratificante que entregar uma escola pública, em excelentes condições, que vai educar as crianças por mais tempo e em melhores condições. É uma vitória para toda a comunidade”, afirmou Agnelo Queiroz.
 

Ao todo, o GDF já entregou cinco CEIs de educação integral, na Estrutural, São Sebastião, Brazlândia, Samambaia e Riacho Fundo I. O secretário de Educação, Denilson Bento, informou que as próximas escolas a serem inauguradas pelo GDF já serão no mesmo padrão. “Isso vai melhorar a vida dos alunos e dos pais, e criar uma nova cultura no Distrito Federal, que repercute em toda a vida dos alunos”, explicou o secretário.
 

A dona de casa Maria do Amparo Araújo, 41 anos, tem uma filha de 8 anos com necessidades especiais. Como fica a maior parte do dia cuidando da criança, ela acredita que o CEI será ideal para cuidar de sua outa filha, de 5 anos. “Essa atenção maior e com mais qualidade e alimentação é perfeita para os pais. Nós podemos nos sentir mais seguros com as crianças na escola”, comentou.
 

Para o autônomo Gilson Antônio Guedes, 51 anos, que tem um filho de 5 anos, uma escola que oferece um atendimento de qualidade e mais tempo de estudo é fundamental. “Para quem não tem condições de matricular um filho em uma escola particular, e não tem muito tempo devido ao serviço, é gratificante”, elogiou Gilson.
 

Mais duas creches – Durante a inauguração, o governador Agnelo Queiroz assinou duas ordens de serviço para a construção de mais dois Centros de Educação da Primeira Infância (creches), que atenderão crianças de 0 a 5 anos. A meta é construir 56 novas unidades em parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), e entregar para a população 111 centros até 2014.