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05/04/2013 às 18:31, atualizado em 12/05/2016 às 18:04
O serviço, destinado a acolher vítimas de discriminação, funciona desde o dia 20 de março e recebeu 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações
Brasília (5/4/13) — O Governo do Distrito Federal intensificou o enfrentamento às situações discriminatórias com o Disque Racismo. Em apenas 15 dias de funcionamento, o serviço da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF (Sepir) recebeu mais de 800 ligações. De 20 de março a 3 de abril, foram registradas 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações e esclarecimentos.
De acordo com o secretário da Sepir, Viridiano Custódio, todos os registros serão analisados, e as medidas cabíveis, adotadas. “Verificamos que é um número muito grande de contatos e ainda vamos tipificá-los. É importante que a comunidade saiba que tudo será tabulado e encaminhado. Aos que necessitarem, ofereceremos atendimento jurídico e psicológico”, garante o secretário.
O número de reclamações recebidas é maior que os 409 casos registrados em todo o ano de 2012 nas delegacias do DF. O secretário esclarece que esse quantitativo apurado pela Ouvidoria poderá cair no momento em que for comprovada a situação discriminatória.
“Cerca de 54% da população do DF se declara negra ou parda, e há, neste momento, uma conscientização maior das pessoas sobre a necessidade de denunciar. A nossa intenção é combater qualquer discriminação”, planeja Custódio.
Serviço
As vítimas podem ligar para o número 156, opção 7, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de expediente é das 8.00 às 18.00. Se preferir, o interessado pode enviar mensagens para o e-mail: ouvidoriaracial.sepir@buriti.df.gov.br.