14/04/2013 às 12:00

GDF melhora atendimento no HRAN e HMIB com 400 camas eletrônicas

Com os novos equipamentos é possível ajustar o posicionamento, rebaixar e elevar o leito por controle remoto, além de garantir mais conforto a pacientes

Por Leandro Cipriano, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (12/4/13) – Os pacientes dos hospitais Materno-Infantil de Brasília (HMIB) e Regional da Asa Norte (HRAN) terão mais conforto. As duas unidades receberam 400 camas eletrônicas, resultado de um contrato firmado pelo Governo do Distrito Federal para melhorar o atendimento na rede de saúde.

 

Uma das vantagens das camas eletrônicas é a automatização de determinados procedimentos. Com os equipamentos, acionados por controle remoto, é possível rebaixar o leito até quase o solo e elevar a cama para auxiliar a equipe de assistência a executar as tarefas em posição favorável à coluna do paciente.

 

No HRAN, 300 unidades estão disponíveis para atender no Pronto-Socorro e no setor de Enfermaria, que inclui a maternidade, unidade de queimados, clínica médica, cirurgias geral e plástica. No HMIB, 100 leitos foram instalados na Enfermaria.

 

Humanização – Para o diretor do HRAN, Valdir Nunes, essa aquisição aprimora os serviços de atendimento à saúde, além de proporcionar maior comodidade aos pacientes. “O ponto mais importante é que a troca das camas só aconteceu porque este governo conseguiu fazer as compras. Além de novas, modernas e mais confortáveis, elas darão um tratamento mais humanizado”, afirmou.

 

Leitos – O GDF abrirá até julho deste ano novos leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). O objetivo é reduzir o tempo de permanência, criar rotatividade nessas unidades e oferecer mais vagas na internação. A rede pública do DF conta com 324 leitos de UTI e 77 credenciados na rede privada.