04/10/2022 às 08:48, atualizado em 04/10/2022 às 17:28

Espetáculo apoiado pelo FAC celebra talento do cantor e compositor Clodo

A maranhense Sandra Duailibe canta sucessos do compositor e instrumentista piauiense radicado em Brasília

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 26 de julho de 2022 –
O artista piauiense radicado em Brasília Clodo Ferreira, 71 anos, será homenageado em espetáculo único, com entrada gratuita, na próxima terça-feira (2/8), na Casa Thomas Jefferson da Asa Sul. Autor de sucessos como Revelação (1978), em parceria com o irmão Clésio Ferreira (já falecido), celebrizado na interpretação do cearense Fagner, Clodo tem carreira marcante na música popular brasileira.

João Ferreira, Sandra Duailibe, Clodo Ferreira e Farlley Derze | Foto: Charlotte Vilela/Secec

Clodo – A Revelação terá apresentação única, concebida pela cantora maranhense Sandra Duailibe e viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). O espetáculo pretende jogar luz sobre vários aspectos da carreira do artista. “Clodo é múltiplo e plural. Eu acho que um dos pontos altos do espetáculo é revelar essas características dele”, resume Sandra.

Compositor, cantor e instrumentista (guitarra e contrabaixo), ele escreveu, com os irmãos Climério e Clésio, mais de 150 músicas, muitas gravadas por grandes artistas, como Dominguinhos, Tim Maia, Simone, Elba Ramalho, Ednardo, Amelinha, Zizi Possi, Fafá de Belém e Ângela Maria. Clodo também é professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em comunicação social e doutorado em história, e foi responsável pela disciplina Comunicação e Música.

Durante a pandemia, o artista desenvolveu uma técnica de fotografar e pintar fotos digitalmente. “É um trabalho incrível. Ele tem mais de 400 obras já. Parte delas será mostrada no dia do espetáculo”, adianta Sandra. O espetáculo recebeu R$ 80 mil no Edital FAC Brasília Multicultural n° 06/2021, que ajudou a gerar 20 empregos. “A obra de Clodo é simples, elegante e provoca muita emoção. Vivo isso a cada vez que interpreto suas músicas nos ensaios”, diz Sandra.

Carreira

Clodo considera que o espetáculo é uma boa amostragem do trabalho que desenvolve há 50 anos e se mostra atento ao atual cenário musical do país. “Hoje temos uma produção de estilos diferentes e precisamos ouvir as manifestações culturais com generosidade, pois constantemente o Brasil ganha novas iniciativas”, afirma.

O espetáculo Clodo – A Revelação trará 12 canções interpretadas por Sandra, Clodo e pelo convidado especial Farlley Derze, músico com formação em teclados e harmonia. Participam também o violonista João Ferreira e o percussionista Pedro Ferreira, filhos de Clodo.

No hall do teatro, momentos da história do artista nordestino ganham um painel fotográfico e um telão, com depoimentos e a exposição de 32 trabalhos feitos a partir da fusão da fotografia e da pintura digital, nova faceta artística de Clodo.

“A iniciativa da Sandra me traz alegria. É um reconhecimento muito generoso e também um presente de aniversário, já que completarei 71 anos de idade em 30 de julho. Receber tudo isso na cidade onde moro desde os 13 anos é mais uma razão para me sentir bem. Trago lembranças eternas de minha terra natal, mas foi em Brasília que fiz meu trabalho”, emociona-se o artista.

Sandra, nascida em São Luís (MA), está em Brasília desde 1982. Seu timbre de voz é considerado singular e capaz de produzir interpretações emocionantes. Gravou seis álbuns, além de várias participações em trabalhos de outros artistas. A homenagem a Clodo ganha vida por meio de seu talento e terá interpretação em Libras, sendo também gravada e posteriormente disponibilizada no YouTube.

Serviço

Clodo – A Revelação, por Sandra Duailibe
Data: 2 de agosto
Horário: 20h
Local: Casa Thomas Jefferson Hall (SEPS 706/906)
Entrada: Ingressos gratuitos poderão ser retirados no local, no dia do evento, a partir das 17h
Capacidade: 208 lugares
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 99259-2824

*Com informações da Secec