13/04/2013 às 15:50

GDF entrega 650 geladeiras de baixo consumo a famílias da Fercal

A medida beneficiou mais de 8,2 mil moradores do Distrito Federal. A previsão é que os gastos com a conta de luz diminuam em até 65%

Por Danielle Cambraia, da Agência Brasília


. Foto: Brito

FERCAL (13/4/13) – Os moradores da Fercal terão a partir de hoje os gastos reduzidos na conta de luz. O Governo do Distrito Federal entregou 650 geladeiras de baixo consumo de energia e 5.300 lâmpadas fluorescentes a famílias da região administrativa. A ação é mais uma iniciativa do programa “Cidadania com Energia”, da Companhia Energética de Brasília (CEB).
 

O objetivo é garantir às comunidades carentes o fornecimento de energia elétrica segura, de qualidade e com baixo custo. Mais de 8,2 mil famílias foram beneficiadas pelo governo desde 2011, na primeira etapa da ação. Esses eletrodomésticos consomem, em média, 40% menos que um refrigerador antigo, e as lâmpadas fluorescentes economizam até 80% da energia utilizada por uma do tipo incandescente.
 

A iniciativa de hoje faz parte da segunda etapa do programa, que pretende entregar 25 mil refrigeradores até fevereiro de 2014. “As novas geladeiras e lâmpadas vão diminuir em até 65% o gasto com a conta de luz das residências”, afirmou o governador.
 

Mãe de quatro filhos e uma das primeiras moradoras de Sobradinho II, dona Maria da Conceição, 74, se emocionou ao receber a novo refrigerador e aposentar o antigo, que tem mais de 30 anos. “Nós abríamos a geladeira com medo de levar choque, e graças a esse governo não vou precisar mais me preocupar”, destacou.
 

Ao receber novas geladeiras e lâmpadas, a população entrega ao GDF os eletrodomésticos antigos e as lâmpadas incandescentes, que são encaminhados para reciclagem.
 

CEB – Segundo o governador, a Companhia Energética de Brasília (CEB) se tornou em dois anos uma empresa lucrativa e vai receber neste ano o investimento de R$ 200 milhões para recuperar o sistema e construir novas instalações. Ele ressaltou, ainda, a importância do projeto Tarifa Social, que reduz o valor da conta de luz. “O nosso governo tem o olhar voltado para o povo. Nós estamos melhorando a qualidade de vida de quem mais precisa, e o DF melhora quando o povo melhora”, concluiu Agnelo Queiroz.