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04/10/2022 às 15:41
Formação realizada pelo Detran-DF chega à décima edição. Até agora, cerca de 4 mil docentes da rede pública do DF já passaram pela capacitação
Brasília, 26 de agosto de 2022 – O Detran-DF entra com a expertise da segurança no trânsito. Os professores, com a didática na sala de aula. E é com a união dessas duas experiências que os alunos do primeiro ano da educação infantil ao último do ensino médio têm a oportunidade de aprender a ter uma condução mais segura e consciente nas ruas, seja quando adultos ou desde já, reproduzindo o aprendizado aos pais dentro do carro.
De olho nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF) inicia em 1º de setembro mais um curso de Mobilidade e Trânsito, formação voltada a docentes da rede pública que chega em sua décima edição. As inscrições terminam em 28 de agosto e são voltadas a professores da educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), dos anos finais (do 6º ao 9º ano), do ensino médio (do 1º ao 3º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
[Olho texto=”“São temas que tratam das leis, mas também de direitos humanos, da vida como algo inegociável, da proteção às crianças, do direito de ir e vir, a mobilidade segura…”” assinatura=”Renato Bertolino, coordenador-adjunto de Cursos do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
São 120 horas de conteúdo on-line, um encontro presencial e dois virtuais na plataforma da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), além de livres consultas das turmas aos seus tutores por grupos de mensagens. Ao final, em 30 de novembro, os professores em formação receberão um certificado que servirá também para progressão na carreira. Até agora, cerca de 4 mil professores da rede pública do DF já passaram pela formação.
De acordo com o coordenador-adjunto de Cursos do Detran-DF, Renato Bertolino, o conteúdo da formação vai além de questões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “São temas que tratam das leis, mas também de direitos humanos, da vida como algo inegociável, da proteção às crianças, do direito de ir e vir, a mobilidade segura…”, explica ele.
A proposta é que os conteúdos sejam introduzidos pelos professores aos seus planos de aula, de acordo com cada nível de aprendizado das turmas. Na educação infantil, por exemplo, cada participante receberá uma caixa com jogos lúdicos para melhor assimilação do conteúdo pelas crianças. Aos docentes dos anos finais e iniciais, serão repassados livros didáticos para distribuição aos alunos.
Já no ensino médio e na EJA, com alunos mais velhos, a ideia é que o conteúdo de segurança no trânsito, com temas mais densos, como acidentes e neurotraumas, seja trabalhado nas disciplinas de biologia e física. A educação do trânsito nas escolas está prevista nos artigos 74 e 76 do CTB.