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04/10/2022 às 16:55
A estrutura que integra a obra do Túnel de Taguatinga permitirá a ligação entre a Estação Praça do Relógio com o outro lado da via
Brasília, 14 de setembro de 2022 – Uma das maiores obras viárias em execução no Brasil, o Túnel de Taguatinga mexeu com o comércio e o trânsito na região da Avenida Central. Mesmo assim, a construção que teve investimento de R$ 275,7 milhões não atrapalhou o funcionamento do metrô. Os usuários continuaram utilizando o serviço de transporte público.
Com o objetivo de facilitar a circulação dos usuários do meio de transporte, está prevista para o fim deste mês a entrega da passarela de pedestre do metrô. A estrutura permitirá a ligação subterrânea entre Estação Praça do Relógio e o outro lado da Avenida Central.
“Vamos voltar a normalidade do centro de Taguatinga para os usuários”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira. A construção foi feita na área que abrigava a antiga passagem subterrânea.
O titular da pasta destaca o funcionamento do transporte público ao longo dos trabalhos no túnel. “Uma obra que a gente foi muito feliz na questão estrutural. A gente fez uma imensa intervenção no centro de Taguatinga, uma área tão densamente ocupada, e não tivemos nenhum problema nas construções vizinhas, nos prédios, nos comércios e nem no metrô”, destaca.
Parte da estrutura do Túnel de Taguatinga passa apenas 30 centímetros do metrô. “Mesmo assim, o metrô não parou em nenhum momento e não teve nenhum problema”, completa.
Mobilidade urbana
A obra do Túnel de Taguatinga beneficiará 137 mil motoristas, facilitando o tráfego. O trânsito de veículos ficará mais fluido com três faixas de rolamento no túnel – tanto no sentido Plano Piloto-Ceilândia quanto no sentido Ceilândia-Plano Piloto – e duas faixas de rolamento nas pistas marginais no boulevard, acima do túnel, para a circulação na área comercial.
Além disso, a parte superior contará com uma faixa exclusiva para o BRT, que conectará o Sol Nascente ao Plano Piloto pelo chamado Corredor Eixo Oeste, que inclui faixas na Avenida Hélio Prates, no Setor Policial Sul e na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).
“Essa obra vai dar funcionalidade plena ao BRT Oeste, que vai sair da (Avenida) Elmo Serejo levando até o Setor Policial e até o Eixo Monumental pela Epig. Essa obra é uma complementação. A ideia é facilitar a vida das pessoas com transporte coletivo e diminuir o tempo de espera que as pessoas têm”, define o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
A estrutura da pista do BRT está sendo preparada para receber a laje e a concretagem, com previsão de término até o fim de setembro. Quando a estrutura estiver toda executada, será iniciada a instalação do pavimento rígido.