05/10/2022 às 17:16, atualizado em 05/10/2022 às 17:27

Trabalhos de alunos da rede pública chegam ao Museu Nacional da República

Décima edição do projeto Plenarinha traz mostra cultural de obras de artes plásticas, cênicas e musicais

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Museu Nacional da República vai receber, a partir desta quinta-feira (6), uma mostra de 70 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. As obras, de artes plásticas, cênicas e musicais, fazem parte do projeto Plenarinha, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação (SEDF) para fortalecer o protagonismo infantil.

Mostra de 70 trabalhos de estudantes da rede pública é exibida no Museu Nacional da República | Foto: SEDF

Em sua 10ª edição, tendo como temática Criança arteira: faço arte, faço parte, o projeto tem como objetivo favorecer a percepção, a sensibilidade e a expressividade das crianças por meio das diferentes linguagens artísticas.

A curadoria da exposição é de Wagner Barja, Leisa Sasso e Patrícia Diniz. Os trabalhos foram escolhidos a partir das obras desenvolvidas nas Plenarinhas locais e regionais, nas quais 68 mil crianças atendidas pelas instituições públicas e parceiras no Distrito Federal participaram das atividades.

Nesta edição, os profissionais da educação também foram convidados a renovar conhecimentos com artistas, artesãos, palhaços e malabaristas. As formações trouxeram exercícios de escuta sensível das crianças sobre as situações vivenciadas na escola e na comunidade com o objetivo de melhoria do atendimento na primeira infância no Distrito Federal.

Saiba mais

A Plenarinha teve início no mês de abril com ações em todas as 14 coordenações regionais de ensino (CREs) com iniciativas de formação de professores, encontros, estudos e exposições ao longo do ano. As atividades oportunizaram para as crianças a manifestação de emoções, vivência de experiências concretas da vida cotidiana e demonstração de saberes.

O projeto pedagógico é desenvolvido na Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEDF, por meio da Diretoria de Educação Infantil, desde 2013 com foco no protagonismo da criança nas unidades escolares públicas e parceiras que ofertam a educação infantil e o 1º ano de ensino fundamental.

Serviço

Exposição 10ª Plenarinha da Educação Infantil – Criança arteira: faço arte, faço parte
Data: quinta-feira, 6 de outubro
Horário: 14h30
Local: Auditório 1 do Museu Nacional da República

*Com informações da Secretaria de Educação