20/04/2013 às 11:40

GDF inicia mutirão de cirurgias oftalmológicas

Cerca de 30 médicos farão procedimentos de estrabismo, glaucoma, catarata e plástica ocular, em horários diferenciados, no Hospital de Base

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (20/4/13) – Com o objetivo de reduzir em até 70% a fila de espera dos pacientes na rede pública, o GDF promoverá amanhã (21/4) um mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital de Base. Cerca de 30 médicos vão participar da iniciativa.
 

No DF, 180 pessoas aguardam operação de estrabismo; 380, de plástica ocular; 200, de glaucoma; e 4 mil, de catarata. “Pela primeira vez o DF realizará um mutirão para atender esses pacientes”, afirmou o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt.
 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realiza mutirões de cirurgias em diversas especialidades desde julho do ano passado, e garantiu mais de 6 mil atendimentos.
 

Segundo o coordenador de Oftalmologia da SES, Rogério Nobrega, o GDF disponibiliza equipamentos de altíssima tecnologia para garantir a realização desses procedimentos. “Os pacientes submetidos a essas cirurgias voltam para casa no mesmo dia, mesmo nos casos em que é necessária anestesia geral”, explicou.
 

Outros mutirões – A partir de domingo também haverá mutirões de cirurgia geral, ortopedia e saúde bucal, além de cirurgia vascular. Esses procedimentos serão realizados nos hospitais de Base, de Ceilândia (HRC), da Asa Norte (Hran) e em consultórios odontológicos do DF.