26/04/2013 às 18:53

Forças de Segurança do DF intensificam apreensão de armas e drogas

Neste ano, foram retirados das mãos de criminosos quase uma tonelada de maconha, 45kg de outros entorpecentes e 805 armas de fogo

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto:Divulgação Secretaria de Segurança Pública

BRASÍLIA (26/4/13) – As forças de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal reforçaram a atuação nas ruas neste ano e apreenderam um arsenal de 805 armas, 980kg de maconha, 31,5kg de crack e 13kg de cocaína.

 

“A produção policial no DF é crescente. Sabemos que cada arma apreendida pode equivaler a várias vidas salvas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, comparado com 2012, houve crescimento de 19,3% nas ações de combate ao tráfico de drogas; 28,5% nos registros de porte de drogas e 40% para porte de armas.

 

A intensificação desse trabalho provocou a redução de 9,6% nos assassinatos; e diminuição de 11,3% das tentativas de homicídio, crime cometido 80% das vezes com armas de fogo. O recolhimento de maconha também enfraquece o tráfico de drogas.

 

A meta do GDF é bater o recorde histórico anual, alcançado em 2012, quando as polícias Civil e Militar registraram a apreensão de 2,2 toneladas de maconha, 498kg cocaína, além da prisão de 11,5 mil criminosos.

 

Para isso, as forças continuarão a atuar em conjunto como parte do Programa Ação Pela Vida, coordenado pelo governador Agnelo Queiroz.

 

Confira o levantamento da Secretaria de Segurança Pública da apreensão de crack e outras drogas, e do recolhimento de armas no Distrito Federal.