30/04/2013 às 13:30

Unidades móveis de Saúde da Mulher chegam a diversas regiões do DF

SES viabilizará às moradoras das cidades de Planaltina, Núcleo Bandeirantes, Riacho Fundo, Taguatinga e Vicente Pires exames essenciais à prevenção de doenças das mulheres

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde do DF


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (30/4/13) – A Secretaria de Saúde do DF ampliou os serviços oferecidos às mulheres, e, com três carretas em funcionamento, triplicou a capacidade de atendimento às moradoras de todo o Distrito Federal, que terão a oportunidade de fazer testes fundamentais para prevenção de doenças.

 

A Carreta da Mulher nº 1 está atendendo as moradoras de Arapoanga, em Planaltina, até 17 de maio. A segunda Carreta ficará até 17 de maio no Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante. Já a terceira, estará em Taguatinga e Vicente Pires do dia 6 ao dia 17 de maio.

 

Em todas as cidades, a unidade móvel de saúde oferece exames de mamografia, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, ultrassom pélvico, transvaginal e de tireoide, com pedido médico, e preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), em mulheres com vida sexual ativa.

 

Os serviços, em todas as carretas, serão prestados nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São distribuídas senhas e disponibilizados 150 exames – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) para as mulheres dos grupos de risco para o câncer de mama e de colo de útero.

 

HISTÓRICO – Desde o lançamento da primeira unidade móvel, em março de 2012, as carretas realizaram juntas cerca de 40 mil exames. Foram feitas até o dia 5 de abril 13.273 mamografias, 13.680 ecografias e 12.575 preventivos do câncer de colo de útero.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o sucesso da ação fez com que vários estados e prefeituras viessem a Brasília para conhecer o atendimento e implantar o novo modelo de atendimento. Ainda de acordo com o secretário, a política de implantação das unidades móveis alcançou a sua meta. “Mais de 40 mil exames foram tirados de dentro dos hospitais”, afirmou.

 

As três Carretas contam com equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de servidores da própria regional do local visitado. Cada unidade tem dois consultórios que realizam testes de citologia (Papanicolau), ecografia, e uma sala para exames de mamografias.