02/05/2013 às 16:47, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Ex-comandante esclarece troca da liderança da PM

Jooziel de Melo Freire assume Comando Geral da Polícia Militar do Distrito Federal

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (2/5/2013) – O ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, Suamy Santana, esclareceu hoje em entrevista coletiva que a troca do posto determinada ontem, pelo governador Agnelo Queiroz, não está relacionada à corrupção, mas sim a um equívoco administrativo.

 

“Houve um erro da administração da PM, que foi incluir essa aquisição de compra de capa de chuva relacionada aos gastos para a Copa do Mundo”, explicou Suamy Santana, em conversa com a imprensa no Quartel do Comando Geral da PM.

 

Santana informou que o valor das capas de chuva estabelecidos no edital de pregão eletrônico – R$300 cada, com limite máximo de compra de 17 mil unidades – era apenas uma referência. Havia a expectativa que o valor baixasse durante a licitação, que determinaria como fornecedora a empresa que oferecesse o menor preço.
 

O edital não tornava a compra obrigatória, o GDF poderia adquirir os itens à medida que eles se tornassem nescessários para a coorporação.

 

Além disso, o equipamento de ponta precisa atender vários critérios de qualidade, entre eles, proteção antichamas; flexibilidade para movimentação ágil, como saltar obstáculos; e sistema refletivo para identificar a presença do policial em locais escuros, qualidades não encontradas em uma capa de chuva comum.

 

O processo para a aquisição do material foi iniciado em 2010 e passou por análise da Procuradoria do Distrito Federal. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para aumentar a produtividade dos policiais com a entrega de equipamentos de proteção individual.

 

De acordo com o ex-comandante, o valor seria pago com verbas como a de R$130 milhões do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), portanto, não seriam usados recursos destinados aos grandes eventos esportivos.

 

Suamy Santana esteve por um ano no comando da PM. Após assumir, reorganizou as tropas e reduziu os índices de criminalidade.

 

“Eu errei porque estava na posição de comandante-geral e não poderia responsabilizar os meus subordinados. Entendo que o governador fez correto em trocar o comando para garantir a lisura dos processos da Copa do Mundo e das Confederações”, disse ao agradecer a oportunidade dada pelo governador Agnelo Queiroz.

 

Novo Comando – Jooziel de Melo Freire substitui o agora ex-comandante Suamy Santana. Freire ocupava o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública e foi indicado ao governador pelo secretário da pasta, Sandro Avelar.