09/05/2013 às 14:31

Sobradinho ganha Centro de Saúde do Trabalhador

A unidade vai garantir a vigilância e a prevenção da saúde dos profissionais de toda a região norte

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (9/5/13) – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Norte, que atenderá Sobradinho I e II, Planaltina, São Sebastião e Paranoá, será inaugurado hoje às 14h, para atuar atuar na vigilância e prevenção de acidentes e doenças que afetam a saúde e a produtividade do trabalhador.

 

“Será possível fazer o mapeamento geoeconômico, conhecer os riscos de agravos, realizar notificação dos acidentes de trabalho, produzir dados epidemiológicos, dentre outros”, informa a diretora do Cerest-DF, Elienai Meneses.

 

Elienai cita o exemplo dos trabalhadores da Fercal, que são expostos a materiais que podem comprometer o pulmão e que, agora, estarão sob a vigilância do Cerest e contarão com o apoio do centro na prevenção de doenças no serviço.

 

Cerest – Um centro da Secretaria de Saúde já funciona na 912/913 Sul e oferece para todos os profissionais programas de vigilância e prevenção de acidentes e doenças que afetam a saúde do trabalhador.

 

O Cerest realiza programas de atendimento para servidores expostos a agrotóxicos, com problemas na pele ou com perda auditiva induzida por ruído. Também atende professores que enfrentam problemas causados pelo uso excessivo da voz.

 

Além disso, o Cerest realiza cursos de capacitação aos trabalhadores e estudantes de Saúde, para treiná-los quanto aos cuidados a serem repassados em suas áreas de atuação.