14/05/2013 às 00:03

DF ganhará quatro hospitais públicos

Atendimento será ampliado com a construção de cerca de mil leitos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Divulgação/Agencia

 

BRASÍLIA (13/5/13) – A população do Distrito Federal contará com cerca de mil novos leitos hospitalares públicos nos próximos dois anos, com a construção de mais quatro hospitais, incluindo uma unidade de transplantes.

 

A primeira unidade será o Hospital do Trauma, que ficará ao lado do Hospital de Base, e contará com aproximadamente 200 leitos, incluindo os destinados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atender as vítimas de acidentes.

 

A licitação para a escolha da empresa responsável pela obra deve ser concluída até agosto, por parceria público-privada.

 

O novo Hospital Regional do Gama (HRG) – que ocupará uma área na entrada da região administrativa – será construído pelo mesmo sistema e oferecerá 500 leitos em um espaço moderno e acessível.

 

O antigo HRG passará por reforma e será transformado em unidade de emergência especializada no acolhimento e triagem de pacientes.

 

“De lá, os pacientes das cidades vizinhas seriam encaminhados a outros hospitais da rede, quando necessário. Dessa forma, a gente organiza o fluxo de pessoas que vêm de fora”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

Os outros dois novos hospitais serão construídos com recursos do governo federal e o investimento chegará a R$ 60 milhões.

 

O Hospital dos Transplantes de Brasília (HTB) ficará ao lado do Hospital das Forças Armadas (HFA) e oferecerá 150 leitos, que serão integrados ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), onde é realizada a maioria dos transplantes pelo Sistema Único de Saúde/DF.

 

“Nós já nos consolidamos como unidade da federação que mais capta órgãos por milhão de habitante no país. Também somos destaque em transplante de coração e córnea e, com o novo hospital, seremos também referência em outras cirurgias, com certeza”, acrescentou o secretário.

 

Atualmente, apenas Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contam com estrutura semelhante à que o DF ganhará.

 

O Hospital do Câncer (Hcan) funcionará ao lado do Hospital de Apoio (HAP), entre o Setor Militar Urbano e o Noroeste, e serão investidos R$ 50 milhões para a construção dos prédios, que abrigarão 170 leitos.

 

ESTRUTURA ATUAL – A rede pública de saúde do DF conta com 16 hospitais: 11 regionais e cinco especializados – Hospital da Criança, Hospital de Base, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital de Apoio e Hospital São Vicente de Paulo (psiquiátrico).

 

Por ano, essa rede realiza, em média, 7,5 milhões de atendimentos nas emergências e ambulatórios.