15/05/2013 às 13:32, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

SLU repetirá em Pentecostes serviço de limpeza em tempo recorde

Modelo permitiu que Esplanada fosse limpa em apenas 2 horas após o aniversário de Brasília

Por Fábio Magalhães, com informações do SLU


. Foto: Mary Leal – 02/05/2013

BRASÍLIA (15/5/13) – O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) põe em prática nas celebrações de Pentecostes um esquema especial de recolhimento de lixo no qual atuam diariamente dezenas de trabalhadores, o que permite a limpeza rápida do local.

 

“O nosso maior efetivo de funcionários será pela manhã, pois assim conseguimos deixar tudo em ordem para as missas nos horários de maior concentração de gente, que acontecem no final da tarde”, explicou o diretor-geral do SLU, Gastão Ramos.

 

Para obter o resultado esperado na celebração de Pentecostes, equipes do SLU iniciaram nesta semana um mutirão de limpeza em diversas áreas de Taguatinga, como no Taguaparque – onde ocorrerão as três últimas missas, de 17 a 19 de maio – e nas proximidades da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, local em que são realizados os primeiros dias da festa.

 

Com esforço concentrado, funcionários do órgão fazem varrição, capina e pintura de meios-fios em várias localidades de Taguatinga, para proporcionar maior conforto a cerca de 1 milhão de fiéis que comparecem ao Taguaparque em cada dia do evento.

 

EXEMPLO DE SUCESSO – O novo modelo de limpeza para grandes eventos foi adotado pela primeira vez no último aniversário de Brasília, quando os servidores do SLU limparam a Esplanada dos Ministérios, no dia 22 de abril, em apenas duas horas.

 

De acordo com o diretor de Limpeza Urbana do SLU, Delival Lemos, cada evento possui um tipo de planejamento diferenciado para identificar o horário em que necessita de mais funcionários em ação e, assim, conseguem-se os resultados esperados.

 

“Esse novo formato de atuação foi o mais rápido que já fizemos. Ele dá mais qualidade ao nosso trabalho e à aparência da cidade”, destacou Lemos.

 

Além de Pentecostes, a celebração de Corpus Christi, no dia 30 de maio, na Esplanada dos Ministérios, também terá mais de 100 trabalhadores para recolher os resíduos.

 

Por ser uma operação especial que demanda maior esforço dos colaboradores em um expediente, às vezes, contrário ao cotidiano, os funcionários do SLU recebem horas-extras e folgas, conforme prevê a legislação trabalhista brasileira.

 

PENTECOSTES – A Festa de Pentecostes é uma celebração católica que marca o início da Igreja.

 

No DF, idealizado pelo padre Moacir Anastácio, pároco da Paróquia São Pedro, a festividade atrai milhares de pessoas, inclusive de outros estados e países.

 

Diariamente, são realizadas missas de cura e libertação, que culminam com a comemoração final, no dia de Pentecostes, símbolo da descida do Espírito Santo.

 

Neste ano, as missas no Taguaparque serão celebradas nos dias 17,18 e 19 de maio.