15/05/2013 às 20:56

Famílias de detentos tratam da saúde em dias de visita

A ação Visitante com Saúde – Interno Mais Saudável tem o objetivo de tratar as pessoas que visitam familiares ou conhecidos nos presídios do DF

Por Da Redação


. Foto:Divulgação/Adriana Machado 15.05.2013

BRASÍLIA (15/5/13) – Familiares de detentos poderão fazer exames de saúde, consultas odontológicas e tirar dúvidas sobre processos na Justiça durante os dias de visita, ao participarem da ação Visitante com Saúde – Interno Mais Saudável, lançada hoje pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

 

“Esse tipo de ação reflete positivamente na massa carcerária, pois humaniza a relação entre servidores e sentenciados”, relatou Luis Carlos Ruchel, gerente de Assistência ao Interno, do Centro de Detenção Provisória (CDP).

 

A ação se repetirá amanhã e também na próxima semana, quarta e quinta-feira, dias de visita nos presídios da capital do país.

 

“O primeiro a receber os serviços foi o Centro de Detenção Provisória (CDP), mas a ação ocorrerá em todos os presídios do Distrito Federal nos próximos dias”, destacou o gerente de Saúde da SESIPE, Delfim Hott.

 

Além dos exames de verificação de triglicerídeos, glicemia e colesterol, o visitante receberá orientações de bem-estar e cuidados com a saúde, diagnóstico de câncer bucal e de mama.

 

No caso de alguma alteração no resultado, o paciente é encaminhado para um médico que atende no local, que pode medicar o doente ou mesmo entregar um encaminhamento para consulta em outro posto da rede de Saúde.

 

Ao todo, cerca de 15 profissionais da área de Saúde de São Sebastião estão atendendo no CDP, além de assistentes sociais e um defensor público.

 

O Centro de Detenção Provisória recebe, por dia de visita, cerca de 800 visitantes, e a expectativa é que cada pessoa receba ao menos três tipos diferentes de atendimento.

 

As consultas e exames podem ser feitos de 8h as 17h, sem necessidade de cadastro prévio.