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15/05/2023 às 17:23, atualizado em 15/05/2023 às 18:57
Imposto pode ser pago em até seis vezes e quem optar por quitar de uma vez só tem abatimento de 10% no valor. Se não recebeu o boleto, saiba como acessá-lo
Atenção, contribuinte! Começam a vencer nesta segunda-feira (15) as parcelas do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). Para quem quiser pagar de uma vez só, é oferecido um desconto de 10% no valor total – a chamada parcela única – se quitado nesta segunda-feira. Já o primeiro pagamento tem datas de vencimento até sexta-feira (19), de acordo com o final da inscrição do imóvel.
Vale lembrar que o proprietário de imóvel que não recebeu o boleto para pagamento do IPTU 2023 pelos Correios, deve acessar o portal de serviços da Receita para emitir o documento de arrecadação (DAR IPTU/TLP). Outra opção é baixá-lo por meio do aplicativo Economia DF e escolher a opção Imóveis.
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O subsecretário da Receita, Sebastião Melchior, explica como o imposto é revertido em benefícios. “O dinheiro recolhido é usado para a implementação de melhorias em benefício da sociedade em geral, tais como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública”, informa. “É importante que o cidadão pague, visto que o imóvel pode até mesmo ir a leilão para quitar o débito”, alerta Melchior.
O IPTU pode ser quitado em seis parcelas de valores iguais e sucessivos. A estimativa da secretaria é de que 986.176 contribuintes paguem o IPTU e 946.290 a TLP. Em 2022, o valor arrecadado com as taxas foi de R$ 1.094.898.213,23. Caso o cidadão deixe de cumprir as obrigações com o fisco, ele terá o CPF ou CNPJ registrado em cadastro devedor.
Caso o contribuinte queira consultar a situação fiscal, basta acessar sua dívida ativa. Neste endereço, também é possível emitir o documento de arrecadação para pagar os débitos vencidos. No atendimento virtual da Receita do DF, o cidadão pode ainda pedir o parcelamento do imposto dos anos anteriores.
[Olho texto=”“O dinheiro recolhido é usado para a implementação de melhorias em benefício da sociedade em geral, tais como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública”” assinatura=”Sebastião Melchior, subsecretário da Receita” esquerda_direita_centro=”direita”]
Para os cidadãos que não conseguirem emitir o boleto pelo computador ou celular, há a opção de agendar o atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências da Receita do DF. Segue abaixo mais informações sobre os canais de atendimento.
Atendimento presencial
? Para agendar o atendimento, o contribuinte poderá acessar o Agenda DF
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30
? Telefone 156 – opção 3, segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h
? 0800 644 0156 (ligação de outros estados)
? Endereço da agências:
Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D Loja 1
Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates
Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
Planaltina: SHD, Bloco C
SIA: SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb) – EPTG
Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont
Confira abaixo as datas de vencimento: