20/05/2013 às 13:30

Publicado decreto que torna Festa do Divino patrimônio cultural do DF

Documento foi assinado ontem pelo governador Agnelo Queiroz

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso – 19/05/2013

BRASÍLIA (20/5/13) – O Decreto nº 34.370 – que dá à Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina, celebrada há 131 anos, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do DF – foi publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

A inclusão na lista de bens registrados do DF é concedida pelos costumes, cerimônias e tradições de comunidades que são repassadas de ancestrais aos seus descendentes ao longo dos anos.

 

O texto, assinado ontem, último dia da festa, pelo governador Agnelo Queiroz, considera o movimento cultural consolidado e de legítima referência cultural do DF.

 

FESTA – O evento reúne milhares de fiéis e é o segundo maior da igreja católica na região, atrás apenas da Via Sacra, encenada no Morro da Capelinha.

 

O encontro ocorre sete semanas depois do Domingo de Páscoa para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, no dia do Pentecostes.

 

Os templos da cidade realizam, durante vários dias, missas em homenagem à data. Além disso, um grupo de fiéis montados em cavalos percorre fazendas da região para rezar e cantar em louvor ao Divino Espírito Santo.

 

(A.S.)