22/05/2013 às 11:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Campanha estimula doação de leite materno

Objetivo é aumentar a coleta para atendimento de bebês de alto risco

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Andre Sousa – 17/05/2013

BRASÍLIA (22/5/13) – A doação de leite materno para bebês de alto risco internados nas unidades neonatais será estimulada em todo o país a partir de hoje, graças a uma campanha nacional lançada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do DF.
 

“É o melhor alimento que qualquer criança pode receber. O leite é responsável pela nutrição, oferece maior imunidade à criança e melhora o vinculo mãe e filho”, explicou a coordenadora-geral dos Bancos de Leite Humano (BLH) da Secretaria de Saúde do DF, Míriam de Oliveira Santos.
 

Em 2012 os bancos de leite humano da região coletaram cerca de 17 mil litros de leite, e cerca 12 mil crianças foram beneficiadas.
 

Neste ano, de janeiro a abril, foram coletados 4.998 litros do alimento e atendidos 3.578 bebês, o que coloca o DF a um passo de se tornar autossuficiente em leite humano.
 

CERTIFICAÇÃO – O BLH desenvolve ações de promoção, proteção, apoio e incentivo ao aleitamento materno e conta com ambulatório de amamentação e processamento com qualidade certificada.
 

“Os bancos oferecem leite materno às unidades de neonatologia da rede pública. Também é realizada coleta domiciliar, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do DF, e todas as maternidades dispõem de BLH”, afirmou Míriam Santos.
 

As doações podem ser feitas nos hospitais regionais de Taguatinga, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Gama, Santa Maria, Brazlândia, Samambaia, São Sebastião, Materno-Infantil de Brasília, das Forças Armadas e Universitário de Brasília.
 

O lançamento da campanha acontecerá no Memorial JK e terá como embaixadora a atriz Maria Paula.