16/07/2023 às 11:07, atualizado em 17/05/2024 às 10:17

Mais de 3 mil atletas participam da 32ª edição da Corrida do Fogo

Esplanada dos Ministérios foi o cenário dos percursos de 5 km e 10 km. Evento comemora o 167º aniversário do Corpo de Bombeiros do DF

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e pessoas da sociedade civil se reuniram, na manhã deste domingo (16), para a tradicional Corrida do Fogo. A 32ª edição comemorou o aniversário de 167 anos da corporação e contou com a participação de 3.060 corredores. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, prestigiou o evento e concluiu o percurso de 5 km pelo Eixo Monumental.

Realizada desde 1990, a Corrida do Fogo reuniu mais de 3 mil participantes neste domingo (16) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Esse evento é uma valorização da nossa corporação, o Corpo de Bombeiros. É uma alegria estar aqui. É um momento de lazer, entretenimento, de reforçar a importância da saúde e de descontrair”, destacou Celina Leão.

Realizada desde 1990, a Corrida do Fogo foi incluída no calendário oficial de eventos de Brasília pela Lei Distrital nº 4.780, de 2012. A comandante-geral do CBMDF, coronel Mônica de Mesquita Miranda, recepcionou os participantes e comemorou o aniversário da corporação.

“Essa é uma corrida de rua que já faz parte do calendário do DF e agrega tanto para a sociedade quanto para os bombeiros. É um momento de confraternização e muita alegria”, afirmou.

O secretário interino de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, disse que o evento também busca conscientizar contra as queimadas no DF. “Eventos como esse mostram que Brasília é realmente a capital do esporte. Ficamos muito felizes com competições dessas para incentivar a conscientização das pessoas, sobretudo no período de seca e sobre o trabalho que o CBMDF desenvolve”, pontuou.

Categorias

“Vim fazer o percurso de 5 km e para acompanhar meu marido bombeiro. A organização foi perfeita, do início ao fim”, disse a professora Aury Cleide Parente

A corrida contou com 12 categorias diferentes, para Pessoas com Deficiência (PcDs), idosos, militares e público geral, cujos percursos eram de 5 e 10 quilômetros. Na altura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, os 3.060 participantes deram início ao percurso na Esplanada dos Ministérios.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A gente tem uma vasta quantidade de categorias para que todos possam participar. Tem para todos os gostos. O objetivo é comemorar o aniversário do CBMDF”, destacou a comandante.

O engenheiro Moacir Rocha, 62 anos, concluiu o percurso de 5 km. Para ele, a atividade física já faz parte da rotina. “Eu sempre procuro fazer exercício umas três vezes na semana e, aos finais de semana, correr. Hoje vim aqui para curtir a natureza e ter mais qualidade de vida”, compartilhou.

Já a professora Aury Cleide Parente, 45 anos, aproveitou a participação do marido para também marcar presença na Corrida do Fogo. “Vim fazer o percurso de 5 km e para acompanhar meu marido bombeiro. O percurso é ótimo, a vista, excelente. A organização foi perfeita, do início ao fim”, elogiou.

Mais de três mil atletas participam da 32º edição da Corrida do Fogo