07/06/2013 às 16:10

Decreto assinado hoje beneficia chacareiros

Documento evita a desapropriação da área da orla do Lago do Descoberto e nomeia produtores como guardiões do local

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF- 07/06/2013

 BRAZLÂNDIA (7/6/13) – Os chacareiros da Orla do Lago do Descoberto foram beneficiados hoje com a assinatura de documento que revoga o decreto de 1976, o qual previa a desapropriação de parte das chácaras localizadas em Brazlândia, que correspondem a uma faixa de 125 metros, considerada área de Proteção de Mananciais.

 

“Pelo excelente trabalho de preservação que os produtores fazem na região, percebemos que o melhor caminho é garantir que eles continuem com o papel de guardiões do meio ambiente, em parceria com o governo”, informou o governador Agnelo Queiroz.

 

Há quase 40 anos, os produtores da região tentavam revogar esse decreto de desapropriação com medo de invasões na orla do lago, ação que poderia acarretar degradação da área de proteção e possíveis furtos no local.

 

“Esta é a segunda geração da minha família que luta por esse ato do governo, que hoje concretiza um sonho de 75 chacareiros, que têm a intenção de motivar as novas gerações a continuar com as ações de preservação”, disse a presidente da Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto (Pro-Descoberto), Rosany Carneiro.

 

Em 2010, a parceria entre órgãos do governo e comunidade local deu início ao projeto Descoberto Coberto, com o objetivo de viabilizar a iniciativa de promover a recuperação, a proteção e a consolidação da faixa de proteção dos 125m do Lago Descoberto.

 

(M.D)