Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/12/2023 às 18:10
Foram recebidos 239 trabalhos que valorizam a ciência de 33 escolas da regional da cidade. Obras foram analisadas em oito categorias
Júlia Liz de Oliveira Batista, 12 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Vila Areal, em Taguatinga, criou uma narrativa que conta a história de uma cientista brilhante que não se contenta com o estado do ar na cidade onde mora e cria um sistema de purificação. O texto e as ilustrações da história em quadrinhos desenvolvida pela garota conquistaram os jurados do 4º Concurso de Redação da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga, levando o primeiro lugar na categoria história em quadrinhos. ”Minha reflexão é que todo mundo pode ser cientista e ajudar a resolver os problemas do nosso mundo”, explica a jovem.
Além de Júlia Liz, outros 39 professores e estudantes de Taguatinga foram premiados na cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (4), no auditório da Faculdade Uniprojeção, em Taguatinga. O concurso é anual e tem como objetivo valorizar a criatividade, a leitura e o desenvolvimento nos estudantes de vários tipos de linguagens.
Ao todo, foram escolhidos cinco finalistas para cada uma das oito categorias: pintura (ensino especial), pintura (educação infantil), fábula ilustrada, biografia ou autobiografia, história em quadrinhos, poema, texto dissertativo argumentativo e relatos de práticas de servidores da educação, este destinado para professores.
O concurso de redação teve como tema “Eu, cientista no mundo!” e recebeu 239 trabalhos de 33 escolas da regional de Taguatinga que se inspiraram em valorizar a ciência e seus campos de aplicação.
Para o coordenador regional de ensino de Taguatinga, Murilo Marconi Rodrigues, os livros ajudam no desenvolvimento da linguagem, melhoram o vocabulário e desenvolvem a criatividade. “A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para interagirmos com o mundo. Ela estimula a imaginação, nos ajuda a lidar com nossas emoções e sentimentos”, ressalta.
[Olho texto=” “A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para interagirmos com o mundo. Ela estimula a imaginação, nos ajuda a lidar com nossas emoções e sentimentos”” assinatura=”Murilo Marcondes Rodrigues, coordenador regional de ensino de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]
Ele também salientou a relevância do tema escolhido para este ano. “Os estudantes se veem como cientistas. Tem desenho aqui de robô que come lixo, outro de um carro grande que passa por cima dos outros descongestionando o trânsito e outro de máquinas que sugam a poluição da atmosfera. Ou seja, crianças ainda pequenas que já se colocam no papel de pensar soluções para ajudar o mundo”, destaca.
Beatriz dos Santos Barros, 16 anos, estudante do Núcleo de Altas Habilidades do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), foi outa ganhadora do concurso de redação. Filha de professora, ela sempre adorou ir à escola e ficou em primeiro lugar com a análise do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, na categoria de texto dissertativo argumentativo. “Foi muito importante ter o apoio da minha família. Desde pequena eles estão ao meu lado torcendo por mim”, disse.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
A premiação dos finalistas contou com a participação animada de familiares e recebeu também representantes da Secretaria de Educação do DF (SEE-DF). A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, destacou a importância de atividades que estimulem a produção escrita e leitora dos estudantes. “A partir dessas experiências o estudante também constrói a aprendizagem. Por isso, é importante essa premiação. É reconhecer, valorizar e estimular a aprendizagem”, afirma.
Antes do tão esperado anúncio dos ganhadores, os estudantes e a comunidade foram presenteados com o livro com os 40 trabalhos dos finalistas desta quarta edição. Mas o grande momento da noite foi a esperada premiação que deu oportunidade para que todos os participantes brilhassem ao serem individualmente reconhecidos. O auditório vibrava com a plateia que aplaudia de pé ao verem os finalistas recebendo as medalhas.
Confira os vencedores:
? Relato de práticas para os profissionais da educação
Vencedora: Ozenilde Santos do Nascimento
Escola Classe 12
? Pintura para estudantes do ensino especial
Vencedor: João Vitor Ribeiro da Silva
Centro de Ensino 12 de Taguatinga
? Pintura para estudantes da educação infantil
Vencedora: Sara Kethelly Gomes da Silva
Escola Classe 02 da Vicente Pires
? Fábula ilustrada
Vencedora: Ana Júlia Oliveira de Souza
Escola Classe 26 de Setembro
? Biografia/autobiografia
Vencedor: Maicol Santiago Moncera Aristizábal
Escola Classe 18 de Taguatinga
? História em quadrinhos
Vencedora: Júlia Liz de Oliveira Batista
Centro de Ensino Fundamental Vila Areal
? Poema
Vencedora: Gabriela Patrícia Oliveira Scatambuli
Centro de Ensino Fundamental 12 de Taguatinga
? Texto dissertativo argumentativo
Vencedora: Beatriz dos Santos Barros
Núcleo de Altas Habilidades CEMAB
*Com informações da Secretaria de Educação