Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/06/2013 às 13:42
Ação terá cabine fotográfica para casais e frases de prevenção
BRASÍLIA (11/6/2013) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) participará, amanhã, da Campanha de Mobilização de Prevenção e Testagem de HIV –com tema Espalhe Amor-, das 8.00 às 18.00, na Rodoviária do Plano Piloto.
“Pretendemos que a campanha incentive a adoção do uso do preservativo em todas as relações sexuais”, explicou a gerente de DST/Aids/Hepatites Virais da SES/DF, Helena Bernal.
Durante a campanha, será montada na Rodoviária uma cabine fotográfica onde serão tiradas fotos de casais de namorados para postar em redes sociais, com frases de prevenção.
Também no local, além da distribuição de panfletos educativos e preservativos, um trailer com profissionais de Saúde oferecerá teste rápido de HIV, com resultado em, no máximo, 30 minutos.
De acordo com Bernal, o teste rápido consiste na retirada de uma gotícula de sangue do dedo do paciente e de um aconselhamento sobre prevenção e diagnóstico da doença.
Os casos positivos serão encaminhados para os serviços de referência de DST/Aids da rede pública de Saúde do DF para tratamento oportuno.
Aids no DF – No DF existem 9 mil infectados pelo vírus HIV, e 7 mil pessoas fazem tratamento e uso de medicação antirretroviral -fármacos usados para o tratamento de infecções por retrovírus.
Os casos de Aids são mais comuns em homens –a cada cinco soropositivos, quatro são do sexo masculino–, com prevalência nos grupos vulneráveis, como homossexuais, travestis, transexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas.
Na rede pública do DF existem nove centros de referência para tratamento de HIV/Aids: centros de Saúde nº 11, da 905 Norte; nº1 da Ceilândia; n° 5 do Gama; nº 1 de Planaltina; nº 1 de Sobradinho; nº 2 do Guará; Unidade Mista de Taguatinga; Unidade Mista (Hospital Dia) da 508/509, W3 Sul; e Hospital Universitário de Brasília (HUB).
(M.D.)