Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/02/2024 às 14:47, atualizado em 02/02/2024 às 08:58
Ginásio do Cruzeiro foi palco da cerimônia de formatura dos participantes do quinto ciclo de 2023 do programa
Mais 2,3 mil alunos do RenovaDF participaram, na manhã desta quinta-feira (1º), da formatura do quinto ciclo do programa, iniciado ainda em 2023. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), visa à capacitação de jovens e adultos em diversas áreas, ao mesmo tempo que promove a recuperação de espaços públicos da capital.
A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso de auxiliar de manutenção foi realizada no Ginásio do Cruzeiro e contou com a participação da vice-governadora Celina Leão – que ressaltou a importância do programa para muitos brasilienses em busca de uma qualificação profissional.
Expansão
[Olho texto=”“Gerar oportunidade para que as pessoas sejam protagonistas da sua própria história é o nosso trabalho” ” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ” esquerda_direita_centro=”direita”]
“O RenovaDF é um programa reconhecido nacionalmente, premiado porque treina, capacita e ainda deixa um benefício contínuo para a nossa cidade”, declarou Celina. “Os alunos passam transformando aqueles locais que eram depósitos de lixo e sujeira em ambientes para que a comunidade possa usufruir em seu momento de lazer.”
Ao todo, 169 espaços públicos já foram recuperados pelos alunos do RenovaDF somente nesta última edição. Em todo o ano de 2023, o programa registrou a participação de 15 mil pessoas e ajudou a dar vida nova a mais de 2,6 mil equipamentos, marcando presença em 19 regiões administrativas (RAs).
Para 2024, a Sedet planeja expandir as atividades do RenovaDF com a realização de cinco a seis etapas do curso. “Gerar oportunidade para que as pessoas sejam protagonistas da sua própria história é o nosso trabalho”, afirma o titular da Sedet-DF, Thales Mendes. “Nossa expectativa é que tenhamos 10 mil novos alunos este ano; e, daqui a dez dias, lançaremos o primeiro ciclo de 2024, já com algumas inovações”.
Vida renovada
Viviane de Alcântara Ricardo está entre os participantes deste ciclo do RenovaDF. Ao receber o certificado de aluna destaque do programa, ela não escondeu a felicidade: “Foi uma grande surpresa, fiquei muito feliz e não esperava. Eu saio engrandecida. Sou professora, estava desempregada e passava por momentos difíceis”.
Histórias de superação como a de Viviane encontram eco entre quem faz o programa ser um verdadeiro sucesso. É o caso de Tuan Emanuel, que foi aluno do segundo ciclo do RenovaDF de 2021 e, hoje, ajuda a repassar o conhecimento adquirido.
“Entrei como aluno com a perspectiva de fazer a diferença e, no dia da aula inaugural, vi um professor que tinha sido um ex-aluno”, lembra. “Peguei isso para mim. O RenovaDF é mais que um programa social, é um agente de transformação; transformou a minha vida e a vida dos meus alunos.”
O programa
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Criado em 2021, o RenovaDF adota um modelo de ensino prático, com aulas diárias de quatro horas de duração, totalizando 240 horas (três meses). Os cursos de iniciação profissional são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF).
As atividades de capacitação abrangem noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, entre outras especialidades. Enquanto adquirem e desenvolvem habilidades práticas, os participantes do curso contribuem para a recuperação de parquinhos, praças, quadras poliesportivas, campos sintéticos, vilas olímpicas e viadutos.
Além dos certificados, o programa oferece bolsa equivalente a um salário mínimo, auxílio-transporte, alimentação e seguro contra acidentes pessoais. Os alunos também recebem um kit de uniforme completo, composto por camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamentos de proteção individual (EPIs).